domingo , fevereiro 24 2019
Home / Destaque / Apple atualiza iOS para eliminar falha que teria sido explorada por hackers

Apple atualiza iOS para eliminar falha que teria sido explorada por hackers

Apple lançou uma atualização para iOS, o sistema operacional de dispositivos portáteis como iPhone e o iPad, para corrigir quatro falhas de segurança. De acordo com um tuite de Ben Hawkes, que chefia uma equipe de segurança dentro do Google, duas dessas falhas foram exploradas por hackers ainda antes desta quinta-feira (7), quando a Apple disponibilizou a atualização.

Além das brechas que já estavam sendo exploradas, a Apple eliminou também duas falhas no FaceTime. Uma delas foi descoberta por um estudante de 14 anos.

Vulnerabilidades que são exploradas antes que o fabricante tenha corrigido o problema são chamadas de “falhas dia zero”. O “dia zero” refere-se ao tempo que um usuário teve para aplicar a atualização para se proteger antes de sofrer um ataque. Como a falha estava sendo usada antes mesmo de uma atualização existir, os usuários não tiveram tempo algum para isso e devem instalar a atualização imediatamente.

Hawkes não informou quem teria usado essas falhas e nem que tipo de ataque foi realizado por meio delas. Ataques contra o iPhone ou o iPad são relativamente raros, mas muitos dos casos que vieram a público envolvem algum software espião destinado a autoridades policiais. É o caso do programa espião Pegasus, que foi detectado após ser usado contra ativistas. Porém, não há nenhuma informação pública sobre os ataques envolvendo as novas brechas.