terça-feira , outubro 16 2018
Home / Destaque / Base da SAMU já iniciou os atendimentos

Base da SAMU já iniciou os atendimentos

O primeiro atendimento a partir da base do SAMU instalada no pátio da Prefeitura de Feira de Santana aconteceu por volta das 14h, cerca de quatro horas depois de ser entregue oficialmente pelo prefeito Colbert Filho. A equipe foi prestar atendimento no Feira IX.

O tempo gasto para chegar ao conjunto foi a metade, caso saísse da base do Ponto Central. “O tempo para que um paciente seja atendido pode significar vida ou óbito”, afirmou o prefeito, durante a inauguração da base. “Este espaço oferece melhores condições para que vidas sejam salvas”.

Objetivo é criar mais duas novas bases

Médico, disse conhecer bem de perto das condições de atendimento numa ambulância. Disse ainda que está mantendo contatos e promovendo ajustes para anunciar duas novas bases do serviço: uma localizada na zona norte e outra na zona sul.

Os pedidos de atendimentos ao SAMU, pelo telefone 192, localizadas em bairros próximos ao centro – como Rua Nova, Feira IX, Jardim Acácia, serão feitos pelos profissionais que ficarão na nova base. O serviço será prestado das 7h30 às 18h30, em todos os dias da semana.

Chegada em até dez minutos

A coordenadora do SAMU em Feira de Santana, Maísa Macedo (foto – com microfone), diz que o serviço descentralizado qualifica o atendimento, principalmente pelo fato de que a equipe precisa de pouco tempo para chegar ao local da chamada. “Vamos nos empenhar para chegar à área em até dez minutos”.

A base do SAMU é a primeira inaugurada no processo de descentralização e focada na agilização deste tipo de atendimento. “A base vai possibilitar um ganho importante no tempo de resposta às chamadas”, diz a coordenadora. A localização permite que a equipe inicie o socorro no mais curto espaço de tempo.

Avanço para saúde local

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas (foto – com microfone), disse que a nova base é um avanço para a saúde local e que vai facilitar o acesso dos usuários aos serviço. “Este tipo de atendimento vai ganhar muito em termos de mobilidade”. O SAMU local foi inaugurado em 2004.

Para o vereador Cadmiel Pereira, o novo serviço é um avanço importante nas políticas públicas do setor de saúde. “Por isso e muitos outros diferenciais o SAMU de Feira é tido como referência e não apenas para o estado”.

O prefeito Colbert Filho estava acompanhado pela primeira-dama, Adenilda Martins, secretários municipais e vereadores.