sexta-feira , dezembro 14 2018
Home / Cidade / Caminhão Digital passará em diversos bairros de Feira de Santana

Caminhão Digital passará em diversos bairros de Feira de Santana

A partir de amanhã, a Seja Digital estará com o Caminhão Digital em Feira de Santana, Santo Estevão, Amélia Rodrigues, Irará, Conceição do Jacuípe e Coração de Maria. A ação tem como objetivo facilitar o acesso da população aos equipamentos que possibilitam que televisores antigos recebam o sinal digital. No evento, além de encontrar aparelhos de televisão digital e conversores a preços mais acessíveis, a população poderá tirar dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico de TV com os promotores da Seja Digital.

O Caminhão Digital passará por Santo Estevão, na Praça Sete de Setembro – Centro, nesta terça-feira (06) das 9h às 17h. Em Amélia Rodrigues, a ação acontecerá na Praça da Matriz – Centro, nesta quarta-feira (07), das 9h às 17h. Já em Irará, será na Praça da Purificação – Centro, nesta quinta-feira (08) das 9h às 17h. Na sexta-feira (09), o Caminhão Digital chega em Conceição do Jacuípe e estaciona na praça Teixeira de Freitas, das 9h às 17h. Para encerrar a semana, no sábado (10), a ação acontece na praça Araújo Pinho, em Coração de Maria.

De 12 a 19 de novembro, o Caminhão Digital passará por diferentes bairros de Feira de Santana:

12/11: Praça Carlos Bahia (próximo a Igreja da Matriz)

13/11: Praça do Tomba

14/11: Caseb (área da Igreja Católica Nossa Senhora de Fátima)

16/11: Mangabeira (praça principal)

17/11: Rua Nova (Praça Dona Pomba)

19/11: Santo Antonio dos Prazeres (quadra principal)

Em Feira de Santana e em outros 16 municípios da região, o sinal analógico de TV será desligado daqui a cerca de 30 dias, em 05 de dezembro e, após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. Para estar preparado antes da data-limite, é importante verificar se a antena já é digital e se o aparelho de televisão precisa de um conversor externo, aparelho que transforma o sinal digital em analógico e permite que a TV continue transmitindo a programação.

Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.

Ao todo, foram disponibilizados cerca de 165 mil kits para serem distribuídos na região. Por meio do número do NIS (Número de Identificação Social) é possível realizar o agendamento para retirar o kit em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.