sexta-feira , novembro 17 2017
Home / Cidade / Campanha termina com 250 bolsas de sangue e 80 pessoas cadastradas no banco de medula

Campanha termina com 250 bolsas de sangue e 80 pessoas cadastradas no banco de medula

As mais de 250 bolsas de sangue que foram recolhidas durante os três dias da campanha de doação realizada pela Secretaria de Saúde e a Hemoba, entre terça e quinta-feira, significam um reforço de 25% no estoque do Banco de Sangue local, que se prepara para atender a tradicional demanda do período junino.

No mesmo período, mais de 80 pessoas se cadastraram no banco de medula, espontaneamente. Até o final da tarde pessoas buscavam informações sobre como doar. “Os resultados estiveram bem próximos do esperado”, afirmou a coordenadora do Banco de Sangue da Hemoba, Nilza Azevedo.

Para ela, o reforço no estoque da para atender a demanda dos próximos dias. “Todos nós, servidores e doadores, estamos com a sensação de dever cumprido”. Uma bolsa pode salvar três adultos e até cinco crianças pequenas. “Dizer que doar salva vidas é muito mais do que uma frase de efeito”.

A coordenadora disse ainda que o Banco de Sangue enfrentou problemas de estoque nos últimos anos devido a preventiva suspensão das doações por moradores de Feira de Santana, que enfrentou uma tríplice epidemia – zika, chikungunya, e alguma delas pode ser transmitida pelo sangue.

Alexandro de Souza disse que doou sangue pela primeira vez e que seu exemplo deveria ser seguido por todos aptos a fazer a doação. “É muito mais do que um gesto de solidariedade. A gente fica feliz porque sabe que está contribuindo para que pessoas sejam salvas”.

“Sempre tive vontade de doar e agora surgiu esta oportunidade e eu a aproveitei”, afirmou a jovem Letícia de Castro. Ainda comentou que se todos que estão em boas condições de saúde colaborassem, o problema de baixo estoque enfrentado pelo Bando de Sangue não existiria.