quinta-feira , maio 24 2018
Home / Destaque / Casa do Trabalhador abre inscrições para cursos técnicos à distância

Casa do Trabalhador abre inscrições para cursos técnicos à distância

A Casa do Trabalhador, dando início à sua programação anual, abrirá inscrições, a partir do dia 19, para os cursos à distância oferecidos pelo  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com vistas a ampliar a oferta de cursos e qualificação profissional, bem como fomentar as políticas de inclusão social e produtiva.

A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e se estende até 16 de março. Serão oferecidas vagas em cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), através de Ensino à Distância (EAD) por instituições privadas de ensino.

O público-alvo são famílias consideradas de baixa renda, mais especificamente as inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e beneficiárias do Programa Bolsa Família.

De acordo com o secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDEC), Antônio Carlos Borges Júnior, “os esforços estão concentrados em incluir os candidatos com este perfil nas vagas ofertadas”.

Como Fazer

Para visualizar os cursos ofertados, o candidato não deve selecionar os campos “município” e “UF” no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). O interlocutor realizará apenas a pré-matrícula. A validação e confirmação da matrícula deverão ser feitas pelo próprio aluno.

Após a pré-matrícula, o Sistec emitirá uma “Carta de Encaminhamento” com o endereço eletrônico para acesso à plataforma EAD por meio da internet, além de outras informações como número de protocolo e prazos. A matrícula será validada no endereço eletrônico fornecido na Cartam no período de 26 de março a 14 de abril. As aulas terão início a partir de 26 de março.

O interessado poderá fazer sua inscrição por meio do Portal Progredir, no endereço www.mds.gov.br/progredir. Ao concluir o cadastro, será possível fazer a pré-matrícula no curso escolhido, clicando na ferramenta Qualificação.