segunda-feira , julho 16 2018
Home / Cultura e Artes / Circuito Cultural divulga programação de Julho em Feira de Santana

Circuito Cultural divulga programação de Julho em Feira de Santana

O Circuito Cultural Belgo Bekaert apresenta os espetáculos “Meu Quintal” no próximo dia 14 de Julho, às 16h, e “Maria, Escombone e o Violão Encantado”, no dia 28, às 16h, no Centro de Esportes e Artes Unificados – CEU Cidade Nova, com entrada franca e aberta ao público.

Encenado pelo Viapalco Grupo de Teatro (BA), Meu Quintal, é um espetáculo que resgata a alegria e riqueza das brincadeiras infantis de antigamente. A peça narra a história de várias crianças que se encontram num quintal e, com muita imaginação, criatividade e alguns objetos, se divertem com as brincadeiras tradicionais do folclore e do imaginário infantil, muitas inventadas por elas mesmas, mostrando que brincar sem a utilização de eletrônicos e brinquedos convencionais pode ser uma incrível viagem.

Este espetáculo propõe uma divertida reflexão acerca da importância do brincar com a imaginação e a criatividade, promovendo o desenvolvimento psicomotor, o exercício dos valores morais, a dinâmica das relações criança-criança e adulto-criança. Coerente com seu conteúdo, que aborda o brincar com poucos recursos, o espetáculo segue o mesmo princípio da simplicidade e despojamento dos aparatos teatrais. Todos os sons e músicas são feitos e cantados pelos próprios atores. A peça é uma verdadeira celebração da alegria, que pode ser encenada em qualquer lugar. O resgate das brincadeiras tradicionais é de fundamental importância para as crianças, traz de volta o universo lúdico infantil, pois é brincando que elas exercitam e constroem o adulto do futuro.

O espetáculo infantil Maria, Escombone e o Violão Encantado traz o mundo dos bonecos de pano mais musicais que já se ouviu falar. Em formato de Pocket Show, o espetáculo é um projeto de iniciação musical para o público infantil. As histórias e canções do espetáculo foram criadas pelo músico Cid Fiuza e pela atriz e cantora Lorena Porto. Maria e Escombone são personagens encantadores que protagonizam a missão de tornar acessível a compreensão da música e dos seus elementos básicos por crianças, especialmente entre 03 a 09 anos, a fim de dar a elas condições para dialogar com a produção musical do Brasil e do mundo. O espetáculo estimula o senso crítico para o consumo da música e áreas relacionadas e, ainda, fortalece o brincar e outras áreas que envolvem a cultura da criança.

A temporada 2018 do Circuito Cultural Belgo Bekaert segue até o fim de Novembro. Todas as apresentações são gratuitas, sempre no segundo e no quarto sábado de cada mês, às 16h, no CEU Cidade Nova. A programação é composta por peças de grupos teatrais locais e nacionais de referência, espetáculos premiados em festivais, adaptações de clássicos do universo infantil, montagens com conteúdo educativo e musicais que agradam ao público de todas as idades mesmo sendo voltados para crianças.