segunda-feira , outubro 22 2018
Home / Polícia / Comando Leste apresenta Esquema de Segurança para Micareta 2018

Comando Leste apresenta Esquema de Segurança para Micareta 2018

O Esquema de Segurança da Micareta de Feira 2018, que acontece de 19 a 22 de abril, está pronto, o anuncio foi dado na manhã desta sexta, 13, durante solenidade realizada pelo Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL), no Centro Cultural Amélio Amorim.

 Serão mais de 4,9 mil policiais, totalizando 9.971 plantões diuturnamente, para garantir a ordem e a paz dos foliões e turistas na maior festa popular do interior baiano.

 O Coronel PM Luziel Andrade de Oliveira, comandante do CPRL, apresentou o Plano de Operação mostrando as principais modalidades de atuação da PM no período da festa, que vai contar com Apoio Logístico, Bases de Alojamentos, Apoio de Unidades Especializadas GRAER, Rondesp (com viaturas e operação com os cães no farejamento de arma e drogas), Batalhão de Choque, Esquadrão de Polícia Montada, Esquadrão Asa Branca (moto patrulhamento, blitz alcoolemia e chegada de tropas que darão apoio ao policiamento), Ronda Maria da Penha, serviço tecnológico, bem como, serviço da Ouvidoria, Documentos Perdidos,  atuação da Comunicação Social, e Camarote Espaço Folia.

Na apresentação foi mostrada ainda a estrutura de acesso do Circuito da festa, sendo 18 acessos diretos bloqueados, 10 permitidos ao público, e oito portais de abordagem.

 O evento reuniu o comandante do COPPM, Comando de Operações Policiais Militares, Coronel PM Paulo de Tarso Alonso Uzeda, representando o Comandante Geral da PMBA, Coronel PM Anselmo Alves Brandão, e representantes das secretárias da Prefeitura de Feira de Santana, além de representantes do poder judiciário, e o deputado estadual José Neto, bem como a tropa empregada do serviço extraordinário da Micareta 2018.

 O plano prevê ainda:

 Operação Abadá

Nas prévias da Micareta será executada, por meio da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar, no comando do Major PM Lúcio José, a Operação Abadá, que visa garantir a segurança dos foliões no momento da retirada de seus abadás nos locais de entrega.

 Equipamentos Tecnológicos: Como todos os anos, o circuito Maneca Ferreira, localizado na Avenida Presidente Dutra, contará com o mesmo aparato tecnológico empregado no Carnaval de Salvador. Serão utilizados celulares Smartphone, drone, rádios comunicadores com geoprocessamento e câmeras de videomonitoramento.

 O Centro de Informações e Decisões Estratégicas (CIDE) vai atuar no monitoramento durante a festa, com possibilidade de análise e ajuste em tempo real das ações realizadas.

 Reuniões de Avaliação: As Reuniões de Avaliação ocorrerão diariamente, no auditório Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, com a participação de todos os órgãos responsáveis pela organização da festa, e na ocasião serão realizados os ajustes necessários. Na sexta-feira (20) dará início a primeira reunião, no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães.