terça-feira , outubro 16 2018
Home / Cidade / Comemorações pelo Dia da Árvore foram iniciadas em Feira nesta quarta

Comemorações pelo Dia da Árvore foram iniciadas em Feira nesta quarta

Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) alunos do 1º e 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Regina Vital, no Campo Limpo, participaram de atividade no 35º Batalhão de Infantaria, nesta quarta-feira, 19. Assistiram a vídeo educativo e em seguida realizaram o plantio de mudas, algumas delas frutíferas, na área de vegetação da instituição.

A iniciativa foi do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), em parceria com a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) e 35º BI.

Conscientizar os estudantes

“Iniciamos hoje as comemorações pelo Dia da Árvore, cujo objetivo é conscientizar a comunidade, sobretudo os estudantes, quanto o papel que cada um tem com as questões ambientais e em combater as agressões que ainda há na cidade contra as árvores”, afirmou o diretor de Educação Ambiental, Hiram Freire (foto).

Agente mirim em defesa do meio ambiente

A diretora da escola, Indaiara Carvalho (foto), ressaltou que a instituição desenvolve há cinco anos o Projeto Agente Mirim em Defesa do Meio Ambiente, no qual são promovidas várias ações de conscientização que despertam nos alunos o papel de cidadão e agentes mobilizadores de ações em prol do meio ambiente.

“Dentro do projeto já realizamos plantio de árvores na escola; temos pontos de coleta de lixo eletrônico e de óleo de cozinha usado. Ano passado também desenvolvemos um forno solar com material reciclável (caixa de leite)”, citou.]

De acordo com a diretora transmitir o conhecimento para os alunos, levando-os para outros espaços, é um maneira de agregar valores ao projeto. “Eles percebem que todas as ações são de intervenções visando a melhoria da nossa cidade”, diz.

Exército abre as portas

O tenente Gabriel (foto) afirmou que o Exército tem aberto as portas para a comunidade e já vem desenvolvendo atividades com outras escolas municipais.

“As crianças são o nosso futuro e é importante que elas percebam de que o meio ambiente está se degradando a cada dia. As Forças Armadas tem a missão de ajudar a sociedade brasileira em prol do crescimento e desenvolvimento do país, onde está incluído o braço forte e a mão amiga”. O chefe de Educação Ambiental da Semmam, João Dias, esteve presente, passando orientações aos estudantes.

PROGRAMAÇÃO

As atividades pelo Dia da Árvore prosseguem nesta quinta-feira, 20, no distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), quando haverá um tour ecológico e o plantio de árvores com a participação de alunos da localidade.

Já na sexta-feira, Dia da Árvore, às 9h, alunos das escolas Eurides Franco de Lacerda e Celso Ribeiro Daltro vão participar de solenidade alusiva a data, no 35° BI, seguida de plantio e passeio em uma viatura militar.