terça-feira , agosto 22 2017
Home / Tecnologia / Conheça o novo vírus que ataca celulares com Android

Conheça o novo vírus que ataca celulares com Android

Os hackers usam técnicas conhecidas de phishing, recurso de engenharia social que engana pessoas para conseguir seus dados. Ao convencer usuários de Android a baixar um aplicativo em um site infectado, o malware pede permissões avançadas de acessibilidade do aparelho.

As opções de acessibilidade do sistema operacional servem originalmente para facilitar o uso do celular por pessoas com deficiência, mas, nesse caso, servem para dar acesso irrestrito ao vírus. Uma vez sob controle do trojan Svpeng, o Android não é mais capaz de remover privilégio de administrador do app malicioso nem desinstala-lo, segundo a Kaspersky.

É o suficiente para que o malware se sobreponha a apps bancários e páginas de checkout de lojas online para capturar informações de cartão de crédito e senhas de banco. Mesmo que o app financeiro bloqueie a ação do keylogger, o vírus é capaz de tirar print a cada letra ou número digitado. Ao final, o programa envia os dados para os criminosos.

“O registro de pressionamento de teclas e a exploração indevida do serviço de acessibilidade são novidades no desenvolvimento de malwares voltados para bancos em dispositivos móveis, e o fato do Svpeng ser pioneiro não nos surpreende. A família de malware Svpeng é conhecida pela inovação, que a torna uma das mais perigosas”, explica o analista da Kaspersky Lab, Roman Unuchek.