sexta-feira , março 22 2019
Home / Destaque / CRAS e FTC estimulam saúde bucal no bairro Santo Antônio

CRAS e FTC estimulam saúde bucal no bairro Santo Antônio

Cuidados com a saúde bucal visando a prevenção contra algumas doenças, principalmente a cárie e, consequentemente, a mutilação dos dentes, estiveram em evidência em comunidade do bairro Santo Antônio dos Prazeres, nesta quinta-feira, 14. A ação foi promovida através de parceria entre o centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Santo Antônio dos Prazeres, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), em parceria com o curso de Odontologia da Faculdade FTC.

A iniciativa, conforme ressalta o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, potencializa as políticas públicas de inclusão social promovidas pelo Governo Municipal e também representa a garantia de direitos.

A parceria, conforme a coordenadora do CRAS Santo Antônio, Ivanete Rios, também evidenciou a importância das parcerias e da rede local para o CRAS e, consequentemente, o bem estar da comunidade.

Durante a ação foi realizada uma palestra com a professora Edla Carvalho Lima Porto e estagiários do curso de Odontologia da FTC, no grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de crianças e adolescentes, na Associação do Loteamento Parque São Jorge.

A palestra foi voltada para os cuidados com a saúde bucal, despertando para a necessidade da adoção de hábitos saudáveis e da prevenção. Durante o evento ocorreu triagem e encaminhamento para tratamento dentário. Também foi usado o “Escovódromo” para realização dos procedimentos.

A coordenadora do CRAS, Ivanete Rios, ressaltou a importância da iniciativa. “Visa proporcionar às crianças e adolescentes a compreensão sobre a importância de uma boa higienização bucal, doenças bucais, incentivar hábitos de higienização e também dá autonomia aos mesmos na escovação dos dentes”.

O trabalho também contou com a participação do público do Bolsa Família e contou com a participação da orientadora social Thays Oliveira, a técnica de referência Eliana José.