terça-feira , outubro 16 2018
Home / Destaque / Efeito dominó derruba bolsas ao redor do planeta

Efeito dominó derruba bolsas ao redor do planeta

As bolsas ao redor do mundo vivem uma quinta-feira (11) complicada: quedas expressivas no mercado asiático e operações em baixa na abertura das praças europeias, depois do resultado negativo de Wall Street na véspera, em um cenário tenso pela guerra comercial e o aumento dos juros nos Estados Unidos, medida criticada por Donald Trump.

A Bolsa de Tóquio perdeu 3,89%, a de Xangai mais de 5% e a de Hong Kong 3,5%.

O efeito dominó atingiu as principais Bolsas da Europa: nos primeiros minutos da sessão, Paris operava em queda de 1,50%, Londres recuava 1,35% e Frankfurt perdia 1,31%.

Os índices acionários europeus atingiram o menor nível em mais de 20 meses nesta quinta-feira. Por volta das 8h05 (horário de Brasília), o índice FTSEEurofirst 300 caía 1,8%, a 1.417 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdia 1,82%, a 360 pontos.

“Há vários motivos: a queda em Wall Street, o aumento das taxas de juros a longo prazo, novas preocupações com as relações comerciais entre China e Estados Unidos e uma atitude prudente antes dos anúncios dos resultados das empresas”, declarou à agência Bloomberg Juichi Wako, da consultoria japonesa Nomura Securities.