quinta-feira , outubro 19 2017
Home / Destaque / ENEM | Confira 10 dicas para ir bem na redação

ENEM | Confira 10 dicas para ir bem na redação

Considerada pelos candidatos o bicho-papão do Enem, a redação é uma importante etapa do exame e tem peso significativo na nota final. Mas será que é tão difícil assim enfrentar a folha em branco? Uma coisa é certa: é a hora de colocar os neurônios para funcionar e desenvolver um texto claro e coeso, que faça sentido para o avaliador que o corrige.

Neste ano, a redação será no dia 5 de novembro, primeiro domingo de provas. Até lá, os candidatos ainda podem aprimorar suas habilidades na escrita. Quer saber como? Confira as 10 dicas:

1 – Leia com atenção a proposta da prova

Você precisa se certificar de que entendeu qual é a proposta apresentada. Leia mais de uma vez, sempre. É na segunda ou terceira leitura da prova que você conseguirá assimilar todos os pontos solicitados. Em seguida, questione a si mesmo: entendi o tema? Qual a melhor maneira de responder ao que está proposto?

2 – Faça um planejamento do seu texto

Depois, comece a reunir todos os seus pensamentos sobre o assunto. Como o texto é dissertativo-argumentativo, você terá que escolher um ponto de vista sobre o tema. Pense também no seu conhecimento: que informações você sabe e o que pode utilizar para fundamentar seus argumentos.

3 – Utilize o rascunho

O rascunho é uma maneira de organizar suas ideias e vê-las dispostas no papel. Alguns candidatos ficam com receio de escrever no rascunho e, depois, não terem tempo de passar o texto a limpo na folha de avaliação. No entanto, isso pode ser resolvido com algum controle dos minutos. Vale treinar em casa, com amigos. Assim você terá uma ideia do tempo que leva para escrever.

4 – Apresente suas ideias

Na introdução, procure apresentar o tema de forma direta, sem enrolação. Em seguida, exponha seu ponto de vista. Isso vai facilitar a apresentação da sua linha de raciocínio. Nesse momento, evite se justificar ou tentar explicar o porquê das suas posições. Esse será o recheio do seu texto.

5 – Defenda seus pontos de vista

O desenvolvimento é a maior parte do texto, no qual você vai apresentar os argumentos que justificam as ideias colocadas na introdução. Nesse momento é importante reunir os dados e informações que você conhece e evidenciá-los a fim de defender seu ponto de vista. Uma boa dica é reunir, pelo menos, três argumentos e separá-los em três parágrafos distintos.

6 – Dê um fechamento para o texto

Alguns estudantes ficam um pouco perdidos na hora da conclusão e acabam sem fechar o texto. Não tem segredo: retome as ideias expostas na introdução e cite os principais argumentos, de forma bem sucinta. No Enem, existe uma particularidade. Geralmente, é pedido ao candidato que proponha uma solução para o problema apresentado. Isso também deve estar na conclusão.

7 – Revise o que escreveu

Antes de passar o texto a limpo na folha de avaliação, separe pelo menos cinco minutos para revisá-lo. Faça isso por etapas: primeiro, confira a estrutura geral do que você escreveu: há uma introdução? Suas ideias estão claras? Os argumentos desenvolvidos levam à conclusão? Depois, cheque a ortografia, concordância e transitividade dos verbos. Se estiver em dúvida sobre algum termo, troque por outra palavra.

8 – Erros que podem anular sua prova

Enquanto você escreve, é normal que mergulhe no assunto, o que pode levar a algumas imprecisões no seu texto. Por isso, ao terminar a redação, verifique se não cometeu nenhum erro que possa anular sua prova. Fugir do tema proposto é um deles. Se o que você escreveu não tiver relação nenhuma com o assunto apresentado no enunciado, é possível que sua prova seja zerada. Outra falha comum é não fazer uma dissertação argumentativa. Você deve apresentar claramente suas ideias e os motivos pelos quais as defende.

9 – Nada de cópia

Copiar textos da proposta também é um erro grave. Além disso, se sua redação tiver apenas sete linhas, será considerada insuficiente.

10 – Fique atento à folha de avaliação

Por último, cuidado para passar seu texto de rascunho para a folha definitiva. Ele só será avaliado se estiver redigido no documento de avaliação.