sábado , maio 27 2017
Home / Cultura e Artes / Escola Joaquim Pereira dos Santos promove II Encontro Retalhos da História

Escola Joaquim Pereira dos Santos promove II Encontro Retalhos da História

Dividir com a comunidade escolar e externa a memória da comunidade de Candeal II e prestar homenagem ao patrono da escola. Foram estes os objetivos do II Encontro Retalhos da História – Candeal em Versos e Prosa, promovido neste último sábado, 6, pela Escola Municipal Joaquim Pereira dos Santos, do distrito de Matinha. Mais de 300 pessoas prestigiaram o evento.

A iniciativa surgiu em 2016 como um tributo ao agricultor Joaquim Pereira dos Santos, antigo proprietário do terreno que foi doado para a escola após sua morte. Joaquim Pereira dos Santos faleceu há 40 anos.

“Conversamos com a família e achamos que era o momento de resgatar a história de Joaquim e, ao mesmo tempo, a da nossa comunidade”, destaca Francisca das Virgens Fonseca, representante da Associação Cultural João Miúdo, de Candeal II. Francisca também atua como estagiária na Escola Municipal Joaquim Pereira dos Santos.

O encontro contou com a exibição de um curta-metragem sobre a comunidade, mesa de diálogo sobre o tema “Saberes e Fazeres da Comunidade na Escola”, apresentações culturais de alunos e ex-aluno. O evento foi encerrado com uma missa em homenagem ao patrono.

“É importante que possamos contribuir com a integração entre a comunidade e a nossa escola, existem muitas histórias que levaram o Candeal a estar onde está, que nem os alunos nem alguns moradores conhecem. É preciso valorizá-la”, defende Francisca.