segunda-feira , abril 23 2018
Home / Destaque / Estudantes solicitam isenção no ENEM 2018 a partir desta segunda (02)

Estudantes solicitam isenção no ENEM 2018 a partir desta segunda (02)

Começa nesta segunda-feira (2), às 10h, o período de solicitação da isenção no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018. O prazo se estende até às 23h59 do dia 11 de abril, conforme calendário divulgado pelo Ministério da Educação. No ENEM 2017, edição em que a taxa foi reajustada de R$ 68 para R$ 82, o exame registrou 6.731.341 inscrições e 4.731.592 de participantes isentos, o equivalente a cerca de 70%.

Estudante de Fisioterapia em uma instituição privada, Sóstenes Emanuel Marinho aguarda a liberação do sistema para solicitar o benefício. “Conseguir a isenção representa um grande passo para alcançar o meu sonho de ter o terceiro grau, de me inserir no mercado de trabalho e ter uma vida melhor”, afirma. Atualmente, Marinho é Auxiliar de Classe no Colégio Municipal Professora Daulia Angélica de Souza Santos, situado em Barra do Gil, na cidade de Vera Cruz.

Sóstenes cursou o segundo grau na rede pública de ensino. Este ano, pretende participar do ENEM para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e assim pleitear uma vaga no curso de Odontologia ou de Medicina da Universidade Federal da Bahia. “Realizar o curso em uma instituição federal, que tem um conceito alto no MEC, é o meu grande objetivo”, destaca.

Inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) desde o primeiro ENEM que realizou, em 2010, Carla da Costa Pereira solicitou a isenção para ingressar no curso de Engenharia Química da UFBA. “Na época, sabia que seria contemplada por ter vindo de escola pública e só a minha mãe trabalhar dentro de casa. Solicitei porque não tinha condição de pagar e, como era um direito meu e eu já sabia disso, optei por solicitar”, destaca. Apesar da graduação, Costa não atua na área por conta da retração do mercado.

Em 2018, Carla também solicitará a isenção e, desta vez, irá em busca do sonho de estudar a Matemática. Carla lembra que escolheu Engenharia Química no primeiro vestibular “por ser mais completo e mais aplicável, mas eu sempre tive o sonho de ser professora de Matemática. Como eu prefiro aprender mais e gosto muito de Matemática, farei o ENEM novamente”.

O pedido de isenção no ENEM 2018 deve ser feito exclusivamente na página do participante mediante inscrição do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha, a qual também será usada para a inscrição, acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição e visualização dos resultados do exame.