sexta-feira , dezembro 14 2018
Home / Cultura e Artes / Evento gratuito mistura novatos e veteranos da música brasileira

Evento gratuito mistura novatos e veteranos da música brasileira

Já pensou como seria um show de Gilberto Gil com Anitta, ou de Milton Nascimento com Tiago Iorc? Imaginou ver Carlinhos Brown com a dupla Anavitória, ou Daniela Mercury com Johnny Hooker? Pois essas misturas aparentemente inusitadas marcam a primeira edição do Combina MPB, festival gratuito que acontece, de sexta (1) a domingo (3), no Wet’n Wild, com mais de 30 artistas de diferentes gerações.

Organizados em 12 apresentações coletivas, com 1 hora e 20 minutos de duração, cada, estão artistas como Maria Rita, Arnaldo Antunes, Pretinho da Serrinha, Os Paralamas do Sucesso, Gaby Amarantos e Márcio Victor. A programação, que acontece  em dois palcos e será transmitida pelos canais Multishow e Bis, inclui ainda  Nando Reis, Saulo, BaianaSystem, BNegão, Luiz Caldas e Emicida.

Com curadoria de Cristina Doria e Andrea Franco, o Combina MPB equilibra nomes da nova cena com atrações já consagradas. “Aqueles que estavam tão acostumados à MPB tradicional também vão entender que MPB combina com tudo”, garante a empresária Flora Gil, 57 anos, responsável pela organização do evento.

Gilberto Gil, 75, por exemplo, convida a cantora carioca Anitta, 24, para seu show no domingo. Juntos, os dois cantam clássicos do repertório de Gil  e, em seguida, Anitta assume o palco com hits como o recente Downtown, que atingiu mais de um milhão de streaming em um só dia no Spotify, e Paradinha, que conta com mais de 200 milhões de visualizações no YouTube.

“Anitta é uma empreendedora de sua indústria. Tem as matérias-primas, as máquinas e as ideias. Fala inglês, espanhol, vai que vai. E, ao mesmo tempo, tem uma ambição apaziguada e não se nota nela uma vexatória para o alcance das coisas. Admiro Anitta”, elogia Gillberto Gil.

Gil destaca, ainda, que a música brasileira é um território onde acontecem muitos encontros entre artistas que se “deslocam dos seus lugares artísticos para o lugar do outro”. “Isso já é da tradição. Um show como este é mais um desafio no sentido de levar adiante esse conceito de combinação, que combina também com os tempos atuais de compartilhamento via internet”, defende.

PROGRAMAÇÃO

Sexta
18h – Palco Melodia
Pretinho da Serrinha
Mariene de Castro
Maria Rita
Roberta Sá

19h25 – Palco Harmonia
Alexandre Pires
Paulo Miklos
Arnaldo Antunes

20h50 – Palco Melodia
Os Paralamas do Sucesso
Dado Villa Lobos

22h15 – Palco Harmonia
Milton Nascimento
Tiago Iorc

Sábado
18h – Palco Melodia
Luiz Caldas
Larissa Luz

19h25 – Palco Harmonia
Felipe Cordeiro
Gaby Amarantos
Márcio Victor
Àttøøxxá

20h50 – Palco Melodia
Nando Reis
2 Reis

22h15 – Palco Harmonia
Carlinhos Brown
Anavitória

Domingo
18h – Palco Melodia
Sinara
Saulo
Jau

19h25 – Palco Harmonia
BaianaSystem
BNegão
Emicida

20h50 – Palco Melodia
Johnny Hooker
Daniela Mercury
As Bahias e a Cozinha Mineira

22h15 – Palco Harmonia
Gilberto Gil
Anitta

Serviço
O quê: Festival Combina MPB
Quando: De sexta (1/12) a domingo (3/12), a partir das 18h. Abertura dos portões: 13h
Onde: Wet’n Wild (Av. Paralela, 280)
Entrada gratuita (acesso permitido até a lotação máxima de 40 mil pessoas)