quarta-feira , novembro 21 2018
Home / Destaque / Governadores do Nordeste questionam critérios de avaliação do Inep

Governadores do Nordeste questionam critérios de avaliação do Inep

Em carta, seis governadores de estados nordestinos questionam critérios adotados nos cálculos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, usado para avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas de ensino médio no Brasil.

No documento, os chefes do Executivo afirmam que os métodos utilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o cálculo da média de proficiência das redes públicas estaduais do Saeb 2017 referente ao Ensino Médio não estavam previstos nem normatizados por lei.

Entre os questionamentos feitos, está a exclusão, no cálculo do Saeb, dos estudantes do Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado), também conhecido em algumas redes como Escolas de Educação Profissional. Conforme a carta, esta modalidade corresponde a mais de 15% das matrículas de toda a rede em alguns estados.

Assinam a o documento os governadores Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Ricardo Coutinho (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí) e Robinson Faria (Rio Grande do Norte). A expectativa é de que os outros três governadores da Região assinem a carta nas próximas horas.

Fonte: Bahia.Ba