quinta-feira , maio 24 2018
Home / Destaque / Hospital Regional da Chapada já realizou mais de 25 mil procedimentos em dois meses de funcionamento

Hospital Regional da Chapada já realizou mais de 25 mil procedimentos em dois meses de funcionamento

O Hospital Regional da Chapada, inaugurado pelo Governo do Estado no dia 2 de dezembro de 2017, no município de Seabra, na Chapada Diamantina,  realizou, até o final do mês de janeiro deste ano, 25.600 procedimentos. A unidade atende 11 municípios da região e já registrou 1.054 internações distribuídas para clínica médica e pediátrica, além de cirurgia geral e ortopédica.

O HRC contou com investimento de R$ 58 milhões e dispõe de 101 leitos, sendo 10 de UTI, atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, além de ambulatório. O diretor operacional do Hospital Regional da Chapada, Julio Eloy Passos, afirma que a procura pelos serviços da unidade tem aumento gradativo. “A unidade já está com todos os serviços implantados e a demanda vem aumentando conforme a população toma conhecimento do atendimento oferecido. No primeiro mês de funcionamento, ultrapassamos a meta prevista de 8.500 atendimentos. Nesse período, foram realizados mais de 10.500 atendimentos”.

Ainda de acordo com o diretor, o atendimento de emergência funciona de porta aberta, ou seja, a população pode procurar a unidade e será atendida. Para os demais procedimentos, como ultrassonografias, endoscopia, cirurgias, tomografias, entre outros, os pacientes precisam de regulação. “Para os casos que não são considerados de emergência é necessário que a população procure os serviços de saúde do seu município e, por meio da Secretária Municipal de Saúde, eles serão regulados e encaminhados para atendimento no HRC”.

Mutirão 

O atendimento no HRC foi iniciado com a realização do mutirão de cirurgias eletivas, que resultou em mais de 300 procedimentos no primeiro final de semana do mês de dezembro. Ainda de acordo com o diretor, pequenos mutirões continuam sendo realizados para atender à demanda da população. “Decidimos manter a realização do mutirão de cirurgias em menor escala e estamos realizando cerca de 20 cirurgias por dia, sendo que costumamos oferecer este atendimento durante três dias na semana”.

Para saber a data exata da realização dos mutirões, a população deve procurar a Secretaria de Saúde do seu município e agendar o atendimento. Além disso, também estão sendo realizados mutirões para atender à demanda da população por outros serviços de saúde, como exames de tomografia e endoscopia. Os municípios atendidos pelo HRC são Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras Piatã, Seabra e Souto Soares.