sexta-feira , setembro 21 2018
Home / Destaque / Idosas do Centro Dona Zazinha fazem triagem para cirurgia de catarata

Idosas do Centro Dona Zazinha fazem triagem para cirurgia de catarata

Cerca de 40 idosas assistidas pelo Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), foram submetidas a exames de triagem, na tarde desta quinta-feira, 30, para participarem do Mutirão de Catarata. A iniciativa visa ofertar a qualidade de vida deste público com mais de 60 anos, proporcionando uma capacidade de visão melhor.

Aos 69 anos, a aposentada Cleta de Lima Santos foi uma das pacientes a se submeter a exames visando avaliar a saúde de seus olhos e verificar a necessidade de ser submetida a uma intervenção cirúrgica. “Já uso óculos e fiz os exames para saber como minha visão está”, destacou.

A oftalmologista Gabriela Marques informa que o exame passa por algumas etapas, como dilatar a pupila, avaliar a acuidade visual e nos que possuem acuidade visual ruim avalia se é catarata.

Baixos índices de complicação

Também participando do mutirão, a oftalmologista Renata Teixeira explica que nenhuma cirurgia é simples. “Entretanto, os índices de complicação são baixos. E normalmente melhora bastante a qualidade de vida do paciente”, afirmou.

Parte das selecionadas fará a cirurgia

Enquanto isso, a oftalmologista Luana Durães observa que parte das pessoas selecionadas para os exames deverá ser encaminhada para cirurgia. “Antes serão ainda submetidas a exames pré-operatórios”, frisou.

Melhorar a qualidade de vida

A coordenadora do Dona Zazinha, Tilda Brasileiro, reafirmou o compromisso do Governo Municipal, através da Sedeso, de estar sempre desenvolvendo ações que resultem em melhoria da qualidade de vida das pessoas na terceira idade. E lembrou que o mutirão para a catarata foi desenvolvido gratuitamente através de parceria com a clínica Clihon, que neste sábado estará realizado um mutirão de exames na cidade para realização da cirurgia através do SUS.