segunda-feira , setembro 24 2018
Home / Cidade / Inaugurado Espaço Memória Iconográfica de Feira de Santana

Inaugurado Espaço Memória Iconográfica de Feira de Santana

O presidente do Legislativo feirense,  vereador José Carneiro Rocha (PSDB), inaugurou, no início da manhã desta quarta-feira (27), o espaço Memória Iconográfica de Feira de Santana, na Sala Jornalista Egberto Tavares Costa, localizada no Prédio Anexo da Câmara Municipal de Feira de Santana. O espaço dispõe de 30 (trinta) imagens doadas pelo fotógrafo feirense José Ângelo Leite Pinto, retratam momentos que marcaram a história da Princesa do Sertão.

A solenidade foi prestigiada por vereadores, profissionais da imprensa local, representantes da sociedade civil e servidores da Casa da Cidadania. Na oportunidade, o presidente da Casa agradeceu a doação do acervo, parabenizou o chefe da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Câmara, Joilton Freitas por idealizar a criação da galeria, e destacou a importância de promover a divulgação da história de nossa cidade.

“Parabenizo o chefe da Ascom, o radialista Joilton Freitas, que foi o mentor da ideia de criarmos esse espaço para a exposição dessas fotografias, que lembram a história dessa terra. Joilton foi muito feliz, também, com escolha do local, que é referência nesse Prédio. Esse espaço ficará escrito na história desta Casa e será de grande utilidade para as pessoas refletirem sobre o passado de nosso Feira de Santana”, destacou.

O fotógrafo José Ângelo Leite Pinto, ao parabenizar a Casa pela criação do espaço, ressaltou a importância de preservação da memória histórica do município. “Estamos testemunhando um momento de suma importância para o resgate de parcela da história do município de Feira de Santana. A memória só é preservada quando compartilhamos com os outros. Muitos agradecimentos virão das futuras gerações. Essas imagens nos mostram de onde viemos, o que estamos fazendo e para onde vamos”, concluiu.

Para o secretário municipal de Comunicação Social, Valdomiro Silva, o espaço poderá servir de inspiração para o Poder Público. “O espaço Memória Iconográfica de Feira de Santana pode ser inspirador para escolas e demais equipamentos públicos criarem espaços dessa natureza, que possam contribuir para a preservação da memória de Feira de Santana. Parabéns aos idealizadores, parabéns à Câmara Municipal e ao fotógrafo Ângelo Pinto por essa importante iniciativa”, afirmou.

O vereador Isaias de Diogo (PSC) também fez uso da palavra enaltecendo a iniciativa da Casa da Cidadania em criar um espaço dedicado à exposição de imagens que retratam a momentos marcantes da história de fundação da cidade e equipamentos públicos. “A Câmara recebe hoje um grande presente com a inauguração desse espaço. O presidente José Carneiro está deixando a sua marca, um legado para as gerações que virão e poderão, aqui, apreciar a história contada por meio de fotografias”, parabenizou.

O vereador Carlito do Peixe (DEM) também parabenizou a Casa pela iniciativa. “A história tem que ser contada, lembrada e relatada aos nossos jovens. O presidente José Carneiro está de parabéns. Quando cheguei a esta Casa, em meu primeiro mandato, este prédio era alugado, lutamos e conseguimos adquirir o equipamento e hoje, é muita alegria, prestigiar a inauguração de um espaço de tamanha importância para divulgação e preservação da memória de nossa querida Feira de Santana”, ressaltou.

Presente à solenidade, Marcos Antônio Pires revelou a emoção de estar diante de imagens que remetem ao passado da Princesa do Sertão. “Essas imagens remetem a minha infância e me enchem de emoção. Feira de Santana, essa cidade grande e pujante, que carrega a história de muitas famílias, sempre será essa cidade referência na história de nosso país. Desejo que a Câmara seja o pilar principal para defesa da cultura e da história de nossa cidade”, finalizou.

Após inauguração do espaço, o presidente recepcionou os convidados com um café da manhã, na Sala de Reunião, localizada no Prédio Anexo da Câmara, marcando o encerramento do primeiro semestre de atividades legislativas.