quinta-feira , maio 25 2017
Home / Destaque / Internamento devido a asma cai mais de 90%

Internamento devido a asma cai mais de 90%

Entre os anos de 2004 e 2016, o número de internações em Feira de Santana devido a crises asmáticas caiu de 418 para 29 – isto em termos anuais. Redução em mais de 90%.

A significativa queda está relacionada ao início das atividades do ProAr, (Programa de Atendimento a Asma e Rinite Alérgica), que atende pacientes no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Leda.

Estudos indicam que 20% das crianças e adolescentes feirenses são asmáticos. As crises são motivos de internação nos períodos de oscilação ou queda brusca da temperatura.

É uma doença que o tratamento adequado, bem como a correta administração do medicamento leva a significativa melhora na qualidade de vida do asmático.

Esta combinação, diz a médica Heli Brandão, mais o conhecimento dos fatores que desencadeiam a crise, bem como seguir as orientações recomendadas, melhoram a vida dos pacientes.

A maior parte dos pacientes que procura o ProAr é formada por crianças. O atendimento é prestado por equipe multidisciplinar. O tratamento é gratuito.

Eles são referenciados pelas unidades de saúde, através da Central de Regulação, da Secretaria de Saúde. Os pacientes devem passar pelo clínico nas unidades de saúde, que vai solicitar a avaliação do pneumologista.