quarta-feira , novembro 21 2018
Home / Destaque / Maria Inês Fini presidente do INEP diz que o ENEM é um exame do Brasil

Maria Inês Fini presidente do INEP diz que o ENEM é um exame do Brasil

Responsável pela aplicação do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começa neste domingo (4), Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Estatísticas Anísio Teixeira (Inep), também esteve por trás da própria criação do Enem, em 1998, quando integrou a equipe do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

A educadora disse acreditar que a consolidação do Enem como política pública transcende as gestões do governo federal, e não deve sofrer muitas alterações após a posse de Jair Bolsonaro, presidente eleito no último dia 29.

A equipe de transição começa a trabalhar em Brasília a partir de segunda (5). Bolsonaro anunciou 5 ministros, mas não decidiu ainda sobre o ministro da Educação e se a pasta sofrerá alterações. O presidente eleito estuda mudanças e pretende enxugar o número de ministérios.

A Educação pode incorporar os ministérios da Cultura e do Esporte, e está sendo estudado a possibilidade de o ensino superior ser incorporado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Mas nada foi anunciado oficialmente pelo novo governo.

Perguntada sobre possíveis alterações na configuração do MEC, que podem afetar diretamente a atuação do Inep, a educadora disse que “ainda é cedo” e preferiu não comentar. “Tudo é especulação, não posso fazer especulação nenhuma, sinceramente.”

Fini explicou que o processo de transição ainda não teve início e que a coordenação das reuniões está por conta do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva.