terça-feira , julho 17 2018
Home / Cidade / Moradores do MCMV aprendem a agir em casos de emergência

Moradores do MCMV aprendem a agir em casos de emergência

Moradores dos Residenciais Aeroporto I e II aprendem como agir diante de situações de emergência com primeiros socorros e também no combate a pequenos focos de incêndios. As orientações fazem parte de ações promovidas pelo Governo Municipal e foram ministradas, na tarde desta terça-feira, 10, através da Defesa Civil de Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) e os bombeiros profissionais civis.

A adoção de algumas técnicas orientadas pelos técnicos evidenciou a importância dos cidadãos estarem preparados para interferirem em casos emergenciais, até a chegada de socorristas profissionais. E ficou claro que em algumas situações o conhecimento de medidas padrão rápidas pode fazer toda a diferença para salvar uma vida.

Capacitação focada em primeiros socorros e incêndio

O coordenador da Defesa Civil, Pedro Américo Lopes (foto), ressaltou que as técnicas apresentadas nas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida fazem parte de um leque de ações desenvolvidas periodicamente, ao longo dos últimos anos, visando preparar os moradores para o enfrentamento de algumas ações emergenciais. “Este ano estamos focados nas orientações voltadas para primeiros-socorros e também para incêndios”, frisou.

As técnicas de combate a incêndio, principalmente relacionadas a vazamentos de botijões de gás, e a primeiros socorros, com ênfase em engasgos de bebês, crianças e adultos, foram ministradas por bombeiros civis. O BC Mário Souza ensinou como os familiares devem agir, de forma rápida, para evitar o sufocamento da pessoa e desobstruir as vias respiratórias. Também informou que botijão de gás não explode e ensinou como proceder no caso de escapamento do gás.