sábado , outubro 20 2018
Home / Cultura e Artes / Parque do Saber realiza workshop sobre montagem de telescópio no último dia da Semana da Escola

Parque do Saber realiza workshop sobre montagem de telescópio no último dia da Semana da Escola

Tubos de PVC, lentes de vidro, peças de madeira, parafusos, espelhos e muita dedicação. Foi  o necessário para fazer acontecer na manhã desta quinta-feira, 15, o Workshop de Montagem de Telescópio com materiais de baixo custo, para professores da rede municipal de ensino, no último dia da I Semana da Escola, no Museu Parque do Saber.

O workshop, foi mediado pelo chefe de Difusão Científica da Fundação de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa, Basílio Fernandez. A iniciativa é uma forma de sugerir aos professores que também desempenhem a atividade nas escolas para produção de ciência. “É uma ferramenta de ensino para os professores. Por enquanto, eles são um potencial para os ensinos de astronomia, física matemática e outra áreas também. Quando o professor tem acesso a esse conhecimento ele pode dosar e incluir, a partir de uma proposta dele, esse conhecimento no seu planejamento educacional”, explicou.

Segundo a professora de matemática Raquel Leonilde Silva a iniciativa é interessante para aprimorar as técnicas dos professores, dando a oportunidade de inovar na sala de aula. “Pra poder ensinar, nós professores, precisamos ter essa experiência de aprender. Então, é mais rico quando a gente participa de iniciativas como essa que nos traz essa experiência, podendo levar isso para o ensino. E quando a gente trabalha com esse tipo de coisa em sala de aula, que eles mesmo conseguem produzir, as aulas ficam bem mais interessantes, conseguindo associar a teoria com a prática”, contou.

Mesmo sendo voltado para profissionais de educação, o workshop atraiu também admiradores da astronomia. Como foi o caso do servidor público André Venas. “Apesar do meu trabalho, sou bastante ligado à astronomia, soube do workshop e vim aprender mais sobre essa área fascinante”, relatou.

A atividade marcou o último dia da I Semana da Escola. Mas a exposição “O Futuro está na Escola”, composta por trabalhos de alunos de escolas públicas de Feira de Santana, premiados em 2017, e que foi montada especialmente para o evento, continuará no salão de exposições do Parque do Saber até o dia 26 de março