segunda-feira , abril 23 2018
Home / Destaque / PIB da China cresce 6,8% no 1º trimestre, acima do esperado

PIB da China cresce 6,8% no 1º trimestre, acima do esperado

A economia da China cresceu 6,8% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior, ritmo ligeiramente mais rápido do que o esperado, impulsionada pela demanda do consumidor, exportações e investimento imobiliário.

Analistas consultados pela Reuters esperavam expansão de 6,7% do Produto Interno Bruto (PIB) entre janeiro e março sobre o ano anterior, depois de crescimento de 6,8% nos dois trimestres anteriores.

Na comparação trimestral, o PIB cresceu 1,4%, sobre expectativa de 1,5% e desacelerando ante 1,6% entre outubro e dezembro.

A resiliência da segunda maior economia do mundo provavelmente ajudará a manter a recuperação global sincronizada por um pouco mais de tempo, mesmo com a China enfrentando as crescentes tensões comerciais com os Estados Unidos.

Mas economistas ainda projetam que a China perderá um pouco de força nos próximos trimestres uma vez que Pequim força governos locais a reduzirem projetos de infraestrutura para conter suas dívidas, e com o enfraquecimento das vendas imobiliárias devido ao controle do governo sobre as compras para combater a especulação.

O consumo, que respondeu por quase 80% do crescimento econômico no primeiro trimestre, teve um papel significativo para o crescimento da economia mesmo com os riscos crescentes aos exportadores chineses.

As vendas no varejo em março avançaram 10,1% sobre o ano anterior, ligeiramente acima do esperado e o ritmo mais forte em quatro meses, com os consumidores comprando mais de quase tudo, de cosméticos a móveis e eletrodomésticos.

“Os dados de vendas no varejo dizem muito sobre o consumo. Não é sazonal– se olhar para o crescimento em cosméticos, gastos em roupas, gastos em automóveis, há uma tendência persistente há alguns meses”, disse Iris Pang, economista do ING.