terça-feira , outubro 16 2018
Home / Cidade / Prática esportiva reduz substancialmente número de conflitos na Escola Chico Mendes

Prática esportiva reduz substancialmente número de conflitos na Escola Chico Mendes

A prática de esportes vem conseguindo praticamente zerar o índice de conflitos na Escola Municipal Chico Mendes, que fica no bairro Campo Limpo. A constatação é da equipe de professores que promove anualmente o Festival de Práticas Corporais, agora na décima edição. Na sexta-feira, 5, os estudantes do Ensino Fundamental II participam da culminância das atividades, que foram iniciadas em julho em virtude da Copa do Mundo.

De acordo com a organização, o festival estimula desde sua primeira edição a boa convivência entre os alunos. Nos últimos cinco anos, a equipe gestora percebeu que o evento tornou-se fator definitivo para que a escola reduzisse praticamente a zero o número de desentendimentos registrados entre os alunos.
No ano de 2012, a escola registrou 347 casos de conflitos, dentre os quais, agressões físicas, verbais e típicas ocorrências de bullying, como apelidos maldosos; ano passado, 2017, o índice caiu para apenas sete.

Diversos aspectos são apontados pela equipe pedagógica como preponderantes para a mudança comportamental. Liamara Martfeld, professora de educação física e também articuladora da área de linguagens da unidade de ensino, explica que o aumento do número de modalidades esportivas é um desses aspectos.

“Temos alunos que não gostam de esportes; mas se não gosta de futsal, tem boliche ou xadrez, ou quebra-cabeças, ou perguntas e respostas. Nosso objetivo é dar aos estudantes opções de escolha variada e ainda espaço para todo tipo de comportamento”, argumenta.