terça-feira , junho 19 2018
Home / Destaque / Prazo para Declaração Anual do MEI termina nesta quinta-feira, 31

Prazo para Declaração Anual do MEI termina nesta quinta-feira, 31

Quinta-feira, dia 31, é o último dia para microempreendedores individuais formalizados (MEI) enviarem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei). No documento, que é obrigatório, o MEI precisa informar itens como o seu faturamento anual em 2017 (Receita Bruta Total) e se houve a contratação de funcionário. A entrega da declaração é gratuita e garante a manutenção dos benefícios do empreendedor, como auxílio doença, salário maternidade e aposentadoria, além de evitar multas. Todo o preenchimento é fácil e pode ser feito de casa, através do site www.portaldoempreendedor.gov.br.

Devem realizar a declaração todos os MEI formalizados até o final do ano de 2017. Empresas que tenham encerrado suas atividades, mas estiveram ativas em algum período de 2017, também devem realizar a DASN-Simei. Se o MEI tiver dúvidas, pode entrar em contato com o Sebrae pela Central de Relacionamento (0800 570 0800) ou pessoalmente, na agência mais próxima. Em Feira de Santana, por conta do feriado, a agência do Sebrae tem expediente normal até esta quarta-feira, 30, e retorna às atividades na segunda-feira, dia 4.

Semana do MEI registra mais de 1600 participantes na região

Milhares de empreendedores participaram da 9ª edição da Semana do MEI na região, evento promovido pelo Sebrae, que acumulou em todo o estado, neste mês, mais de 18,3 mil inscrições pelos 107 municípios baianos que receberam o evento. Somente em Feira de Santana, Itaberaba, Euclides da Cunha e outros 17 municípios destas regiões, cerca de 1.600 microempreendedores individuais participaram de palestras, oficinas, workshops e seminários voltados ao aprimoramento da gestão de seus negócios, nos dias 14 a 18 de maio.

Eles também receberam orientações sobre benefícios, obrigações, baixa e alteração do MEI. Segundo o gerente do Sebrae em Feira de Santana, Isailton Reis, os resultados foram positivos, com o evento conquistando diversos municípios da regional, alcançando ou superando as expectativas de inscrições em todas as capacitações realizadas. “Foi uma semana muito rica. Levamos, além da capacitação, parte mais importante desse processo, o apoio na realização da declaração, e ainda fizemos muitas formalizações de microempreendedores individuais. Ou seja, daqueles indivíduos que se sensibilizaram com a importância de formalizar o seu negócio”, concluiu.

Confira o passo a passo para realizar a declaração anual de faturamento do MEI:

1 – Acesse o Portal do Empreendedor e clique no botão “Serviços”, na área “Já sou MEI”. Em seguida, clique em “Faça sua Declaração Anual de Faturamento”;

2 – Acesse o sistema com o seu CNPJ;

3 – Informe o faturamento bruto da empresa em 2017 e se houve ou não contratação de empregado no período;

4 – Envie a declaração e guarde o seu comprovante.