quinta-feira , agosto 16 2018
Home / Cultura e Artes / Projeto do vereador Luiz da Feira reconhece Bando Anunciador como bem Cultural Imaterial

Projeto do vereador Luiz da Feira reconhece Bando Anunciador como bem Cultural Imaterial

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em primeira discussão e por maioria dos presentes, na sessão ordinária desta quarta-feira, 8, o Projeto de Lei nº 115/2018, que torna o secular Bando Anunciador como Patrimônio Cultural Imaterial do município.  A iniciativa de reconhecer a manifestação popular foi do vereador Luiz da Feira (PPL).

O Bando Anunciador é formado por grupos de pessoas que, como o nome já diz, anunciam a proximidade dos festejos à Senhora Sant’ana, a padroeira de Feira de Santana, desde 1860.

“O povo de Feira de Santana tem uma profunda identificação com o Bando Anunciador, que nasceu dos anseios populares. Daí a necessidade do seu reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial”, afirma Luiz da Feira.

Esse reconhecimento, diz o vereador, pode possibilitar que o Bando Anunciador não venha passar por nova interrupção em sua realização, como aconteceu entre 1987 e 2006. O resgate foi promovido por iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Outro desejo de Luiz da Feira é de que o evento seja inserido no Calendário de Festejos Populares de Feira de Santana.

O bando é formado pela comunidade que se desloca de seus bairros, em pequenos e animados grupos, até a Praça da Matriz, onde o cortejo sai e percorre algumas ruas do Centro.