sexta-feira , dezembro 14 2018
Home / Destaque / Sanções dos EUA contra Irã entram em vigor nesta segunda-feira

Sanções dos EUA contra Irã entram em vigor nesta segunda-feira

Entram em vigor nesta segunda-feira (5) novas sanções dos Estados Unidos contra o Irã, que limitam a exportação de petróleo, 6 meses depois de se retirar do acordo nuclear com o país. A maior parte das sanções contra o terceiro exportador mundial de petróleo haviam sido suspensas no início de 2016 depois da assinatura do acordo.

O governo iraniano informou que irá ignorar as medidas, que considera ilegais por terem sido tomadas fora do acordo assinado em 2015.

Essas medidas afetarão diretamente as empresas asiáticas ou europeias que continuam comprando petróleo iraniano ou mantêm relações comerciais com bancos iranianos, bloqueando o acesso ao mercado americano.

Os Estados Unidos, no entanto, garantiram isenções temporárias a oito países para continuar importando petróleo bruto do Irã. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, anunciou que China, Índia, Itália, Grécia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Turquia não sofrerão sanções por comercializar com o Irã. Essas isenções são para garantir que os preços do petróleo não sejam desestabilizados.

Esse regime de isenção é semelhante ao que os Estados Unidos praticaram entre 2012 e 2015, antes do acordo nuclear de 2015 sob o governo de Barack Obama.