sábado , setembro 23 2017
Home / Cotidiano / Saúde disponibiliza serviço de fisioterapia no domicílio

Saúde disponibiliza serviço de fisioterapia no domicílio

Melhorar a qualidade de vida de acamados. Com este objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe do Serviço de Fisioterapia Domiciliar, que atende pacientes das Unidades Básicas de Saúde, desenvolvendo atividades preventivas, reabilitadoras e funcionais no próprio domicílio.

O serviço conta com seis fisioterapeutas, que realizam terapias manuais. Elas atendem as demandas que chegam a Divisão de Enfermagem, através de solicitação das Unidades Básicas de Saúde. “O profissional vai até a residência do paciente para avaliá-lo. Se for constatado a necessidade desse serviço e que o mesmo está impossibilitado em andar, ele passa a receber esse atendimento”, afirmou a fisioterapeuta referência, Nádia Emília Gomes.

Atualmente estão sendo beneficiadas com o Serviço de Fisioterapia Domiciliar 74 pessoas. Os atendimentos são realizados até duas vezes por semana em cada paciente – a média mensal é de 200 atendimentos. Além dos domicílios, o serviço é levado para o Dispensário Santana e Lar do Irmão Velho. A fisioterapeuta destaca que a maioria dos pacientes atendidos são idosos.

Nádia Gomes observa a evolução de quem passou pelo serviço de fisioterapia. “Há registro de paciente com histórico de escarro por todo o corpo que, após sessões de fisioterapia, apresentaram bons resultados e conseguiram sair da condição de acamado para cadeirante”.

A cada dois meses a equipe de fisioterapeutas se reúne para discutir casos. O encontro é realizado na Divisão de Enfermagem. Nesta segunda-feira, 3, abordaram o Protocolo de Fraturas e Dores Crônicas.