quinta-feira , agosto 16 2018
Home / Destaque / Secretaria da Educação realiza mutirão para que estudantes emitam o CPF e se inscrevam no Enem

Secretaria da Educação realiza mutirão para que estudantes emitam o CPF e se inscrevam no Enem

A Secretaria da Educação do Estado está realizando o ‘Mutirão Facilitador’, uma das ações estratégicas do projeto Enem 100%, que visa orientar, mobilizar e fomentar a participação dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas inscrições começaram, nesta segunda-feira (7), através do link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial, e segue até o próximo dia 18. O Mutirão facilitador acontece nas escolas estaduais e outras instituições públicas, durante o período de inscrições do Enem, e tem o objetivo de viabilizar o acesso ao site da Receita Federal para a solicitação do registro no Cadastro de Pessoa Física (CPF), que é um dos documentos necessários para a inscrição do exame.

Em cada escola será disponibilizado um espaço com um ou mais computadores para que os estudantes possam acessar, na página da Receita Federal, o formulário eletrônico e solicitar a sua inscrição no CPF, por meio do link: https://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/ssl/atcta/cpf/inscricaopublica/inscricao.asp. O serviço pela página da Receita Federal, na internet, só pode ser usado por usuários com idade entre 16 e 25 anos e que tenham título de eleitor regular. O prazo para a emissão do título de eleitor é até esta quarta-feira (9).

Além das unidades escolares, quatro postos parceiros estão participando do mutirão, em Salvador. Veja a relação abaixo. A solicitação de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) também pode ser feita através de entidades conveniadas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios, mediante custo de R$ 7. Além disso, também pode ser feita nas unidades de atendimento ao cidadão, do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

As inscrições para o Enem seguem até 18 de maio, mas o estudante tem o prazo para até o dia 23 de maio para efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 82. Já o prazo para a solicitação da isenção da taxa acabou no dia 15 de abril. As provas do Enem serão realizadas em dois domingos, nos dias 2 e 11 de novembro, em todo o país.

Postos parceiros do ‘Mutirão Facilitador’:

POSTO 01 – Núcleo de Direitos Humanos – NUDH (3ª Av do Centro Administrativo da Bahia – CAB Nº 390, Salvador – Ba. CEP 41.750-005.

Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS, Térreo) – Tel: 3115-0269

POSTO 02 – Núcleo de Direitos Humanos – NUDH (Rua Edgar Santos, nº 611 Salvador- Ba. CEP: 41192-005. Centro Social Urbano (CSU) – NARANDIBA) – Tel: 3117-8648

POSTO 03 – Núcleo de Direitos Humanos – NUDH (Rua Boca da Mata S/N Valéria, Salvador- Ba. CEP: 41192-005. Centro Social Urbano (CSU) – Valéria) – Tel: 3301-2796

POSTO 04 – SINEBAHIA (Av. Antônio Carlos Magalhães, 3359 – Parque Bela Vista, Salvador – BA, 41825-000)