terça-feira , junho 19 2018
Home / Destaque / Virtual Educa reúne educadores e estudantes de diversas nacionalidades

Virtual Educa reúne educadores e estudantes de diversas nacionalidades

A partir desta terça-feira (5) e até a próxima sexta (8), a capital baiana recebe o 19º Encontro Internacional Virtual Educa, um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação. O evento é realizado no Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado (antigo Iceia), situado no bairro do Barbalho e tem como tema ‘Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único’.

“Estamos debatendo o tema da utilização de ferramentas tecnológicas na superação de barreiras para fazer a cobertura educacional. Queremos aprender com as experiências de fora e disponibilizar as nossas aqui da Bahia como a cobertura com fibra ótica em todas as escolas de Salvador e a interligação de 434 pontos do estado onde temos a chegada da educação via satélite. Este é um espaço de integração de conhecimentos”, afirmou o secretário de Educação, Walter Pinheiro.

Durante os quatro dias de evento serão apresentados trabalhos acadêmicos de educadores, estudantes e professores e profissionais da Educação, além de palestras de escritores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, envolvendo a temática da Educação no século XXI e sua interface com a inclusão, a diversidade, o meio ambiente, a inovação, a tecnologia e a formação docente.

Aluno do 3º ano do Centro de Educação Santa Mariense, do município de Santa Maria da Vitória, Lucas Leite recebeu o convite para participar do Virtual Educa e apresentar um projeto escolar. “É uma oportunidade única para nós estudantes de ampliar nossos horizontes e aumentar nossos conhecimentos. Espero passar adiante o pouco que sei e absorver o máximo possível do que está sendo oferecido aqui”.


Programação

O Virtual Educa está dividido em dois eixos com diferentes programações. O primeiro é o Espaço Pedagógico ‘Educação para transformar a sociedade em um único espaço multicultural’, destinado a educadores e estudantes. O segundo refere-se ao Fórum Global de Educação e Inovação ‘Cooperação Sul-Sul’, voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais, durante o qual será apresentada a iniciativa Think Blue, desenvolvida pela Virtual Educa em colaboração com o Banco Mundial.

No Centro de Formação e Eventos , destaque para os seis fóruns. Cada fórum promoverá de três a quatro conferências e vai apresentar uma média de 45 trabalhos de pesquisa voltados ao tema geral do evento. Ao todo, 25 estandes para a exposição de projetos desenvolvidos por estudantes dos cursos técnicos de nível médio e de cursos de qualificação profissional da rede estadual, que irão apresentar o resultado de ações pedagógicas visando a formação profissional para uma inserção cidadã no mundo do trabalho ou para o empreendedorismo.

Dentre os conferencistas estão Christian Miranda, U.C. Chile, que abordará o tema “El silencioso abandono de la formación integral del educador del siglo XXI”; João Salles, da Universidade Federal da Bahia, falando sobre “Ufba e o ensino do século XXI”; e representantes da Fundo das Nações Unidas para a Infância/Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que estarão na conferência “Programas de apoio a Educação na parceria Unicef/ BNDES”.

O espaço ‘Cozinha experimental’ possibilita que os visitantes possam participar de palestras sobre temas diversos como segurança no ambiente doméstico e até degustar produtos feitos à base da Agricultura Familiar.

A programação completa pode ser conferida na página http://institucional.educacao.ba.gov.br/programacao-virtual-educa-2018