segunda-feira , agosto 19 2019
Home / Cotidiano / Academia ao ar livre: qual o espaço ideal para colocá-la?

Academia ao ar livre: qual o espaço ideal para colocá-la?

Quando se fala em academias ao ar livre, é quase imediato lembrar de parques e praças, lugares naturalmente verdes e espaçosos, onde há plantas, flores e árvores. Não há dúvidas de que esses são ótimos espaços para sua instalação, mas eles não são os únicos.

Esse é um assunto importante, já que a ausência de um espaço naturalmente verde e amplo faz com que muitos funcionários públicos, gestores de condomínios, donos de construtoras e outras pessoas que podem contar com os benefícios das academias deixem de instalá-las.

Vamos conhecer os reais critérios necessários para a instalação das academias ao ar livre, de modo que seja possível saber quais são todos os espaços em que elas podem aparecer, o que, por sua vez, tende a aumentar consideravelmente o número desses locais destinados à qualidade de vida.

Quais são os critérios necessários para instalar uma academia ao ar livre?

Os principais critérios são ter espaço suficiente para instalar os equipamentos e a possibilidade de fixá-los ao solo através de sua cimentação: se isso for possível, então nada impede que a academia seja instalada ali. Essa definição faz parecer que as opções são muito mais amplas do que de imaginava, e é justamente essa a verdade.

É comum associar esse tipo de academia aos grandes parques públicos, como aqueles em que as famílias vão para passear, praticar esportes e se divertir, além das praças disponíveis nas cidades, onde crianças, jovens e adultos vão para curtir a natureza e espairecer a mente, mas sua instalação pode ir bem além disso.

O Governo do Estado de São Paulo divulgou, em julho de 2018, que há 1,1 mil academias ao ar livre distribuídas por todo o estado, as quais atendem em torno de 300 municípios. O próprio governo tem um projeto especial para firmar convênios e adquirir equipamentos para instalar academias em praças e outros locais públicos.

Ao pensar dessa forma, nós excluímos grande parte dos espaços que poderiam ser usados para a instalação das academias, os quais também atenderiam à população e lhes daria uma melhor qualidade de vida, além do potencial de melhorar sua saúde física e mental.

As academias particulares tradicionais, que também podem ser encontradas em praticamente todos os lugares, apresentam uma maior complexidade para sua instalação, já que é necessário construir uma área coberta e com infraestrutura para a ligação de equipamentos elétricos. As academias ao ar livre não precisam de nada disso.

Outro ponto importante para instalar as academias ao ar livre é que haja espaço entre os aparelhos, de modo que eles possam ser utilizados com conforto e segurança e que a locomoção das pessoas que ali estiverem não seja prejudicada, mas essa é uma questão de planejamento e organização de espaço que pode ser facilmente resolvida.

Quais espaços incomuns podem ser usados para instalar uma academia ao ar livre?

Alguns locais que não costumam estar associados à nossa mente ao pensar em academias ao ar livre mas que podem ser usados perfeitamente para sua instalação são os seguintes:

– Obras públicas inacabadas: é recorrente que prefeituras ou subprefeituras tenham iniciado a construção de alguma obra, seja ela qual for, mas que por motivos variados a instalação não tenha sido concluída, o que resulta em um espaço perdido e inacabado. Com uma simples reforma, que às vezes nem é necessária, a área torna-se perfeita para instalar uma academia.

– Locais públicos desativados: outro caso comum é que órgãos públicos utilizem um prédio ou conjunto de salas comerciais para atividades burocráticas, mas que com o passar do tempo, aquela região deixe de ser usada. Colocar uma academia ao ar livre fará com que ela adquira uma funcionalidade incrível aos moradores.

– Condomínios residenciais: não é apenas a iniciativa pública que pode investir nesses espaços, mas também a privada. Ter tais academias em um condomínio será um atrativo e tanto para os potenciais compradores, que terão muito mais qualidade de vida em seu dia a dia.

– Empresas: exercícios físicos ajudam na produtividade, criatividade, foco e no combate ao estresse. Esses são motivos mais do que suficientes para investir em uma academia no local de trabalho, cujos benefícios podem impactar positivamente no desempenho e na satisfação dos colaboradores.

– Escolas: é importante que crianças e jovens comecem a cultivar hábitos saudáveis desde cedo. Por isso, as academias ao ar livre podem ser instaladas nas escolas para uso dos alunos, tanto durante as aulas de educação física quanto fora do horário de aulas, o que ajuda a criar um engajamento ainda melhor com a instituição.

– Faculdades e universidades: o ensino superior é uma fase em que os alunos não costumam ter muito tempo livre, principalmente aqueles que já trabalham, além do orçamento curto – que é uma realidade para outras pessoas. Portanto, as academias ao ar livre também podem ser colocadas nos campi das faculdades e universidades em prol da saúde e qualidade de vida dos alunos.

– Clubes: esses espaços, comuns em cidades de todos os tamanhos, são procurados por quem deseja ter mais saúde e qualidade de vida, o que os torna propícios para as academias ao ar livre, capazes de agradar aos sócios.

– Academias particulares: por mais curioso que possa parecer, as academias particulares também podem oferecer equipamentos ao ar livre para seus clientes! Isso pode ser feito na cobertura do local, em uma área descoberta que não esteja sendo usada ou até mesmo em áreas cobertas, já que não há qualquer impeditivo em relação a isso.

Como instalar academias ao ar livre?

Depois de desmistificar a ideia de que ela só pode aparecer em parques e praças, pode ser que ainda teste a dúvida do que deve ser feito para conseguir instalar as academias.

O processo é relativamente simples e demanda uma área com espaço suficiente. No projeto do Governo do Estado de São Paulo, a área mínima é de 150 m², equivalente a um espaço de 10 metros de comprimento por 15 metros de largura, por exemplo. Porém, mesmo espaços menores podem ser utilizados, desde que haja espaço para instalar os equipamentos e para a locomoção das pessoas.

O próximo passo é fazer um projeto, de modo a saber qual é a melhor localização para os equipamentos. Assim, é possível garantir que a instalação seja feita da melhor maneira possível.

Se você possui um dos espaços citados previamente ou dispõe de uma boa área para a instalação dos equipamentos, aproveite a oportunidade e utilize-o para ter uma academia ao ar livre. Certamente, o público que for utilizá-la só tende a ganhar!