quinta-feira , novembro 14 2019
Home / Destaque / Ciência comprova: ajudar os outros traz mais benefícios

Ciência comprova: ajudar os outros traz mais benefícios

A ciência comprova: ajudar aos outros gera mais motivação e felicidade do que ser ajudado. Esta evidência é uma das recentes descobertas científicas apresentadas no livro A Ciência da Felicidade, do consultor, palestrante e professor Luiz Gaziri, publicada no Brasil pela Faro Editorial. E não se trata de motivação barata ou incentivo sem fundamentos: é pura ciência.

No experimento realizado pela University of California, funcionários de uma empresa de bebidas foram incentivados a praticar pequenos atos de bondade para outro grupo de colegas, mas não para todos. Os cientistas descobriram que os funcionários agraciados com benesses passaram a ser 278% mais generosos com os colegas, comparados com o conjunto de pessoas que não recebeu atos de bondade. A grande revelação estava por vir: os cientistas perceberam que os indivíduos que tiveram os aumentos mais significativos na felicidade foram os altruístas e não os que receberam as ações.

Em outro estudo, cientistas da Harvard, Simon Fraser e University of Toronto presentearam pessoas na rua com um envelope que continha US$5,00 dentro e mediram a felicidade de cada participante. Algumas pessoas foram instruídas a gastar o dinheiro comprando algo para si mesmas, enquanto outras deveriam presentear outra pessoa. Os cientistas descobriram que aqueles que deram o presente afirmaram estar mais felizes do que os que gastaram a quantia consigo mesmos.

Essas são apenas duas comprovações de que fazer o bem traz ainda mais benefícios a quem pratica. E as ações não precisam ser extravagantes. Elogiar e demonstrar gratidão, por exemplo, já são o suficiente para exercitar a bondade e se beneficiar da felicidade que o ato traz. “Você pode ser melhor no que faz! Em ajudar e reconhecer aos outros, na sua gratidão, nos seus elogios; você pode ser melhor em encontrar um propósito no seu trabalho (…). E agora você sabe que essas afirmações não são motivação barata ou incentivos ao pensamento positivo – são ciência pura”, afirma.

Ficha técnica:
Título: A Ciência da Felicidade: escolhas surpreendentes que garantem o seu sucesso
Autor: Luiz Gaziri
ISBN:  978-85-9581-077-8
Editora: Faro Editorial
Páginas: 240
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 44,90

Sinopse do livro: A Ciência da Felicidade é uma obra que fará seu entendimento sobre felicidade e motivação virar de cabeça pra baixo, revelando como alguns conceitos que você acreditava podem passar de mocinhos a vilões e interferir negativamente em sua vida. O autor Luiz Gaziri estudou milhares de artigos científicos e visitou alguns dos cientistas mais renomados do mundo em universidades como Harvard, Stanford e New York University para encontrar a resposta. E descobriu que grande parte da nossa motivação e felicidade depende unicamente das nossas escolhas. Crenças como: dinheiro traz a felicidade; reconhecimento é o que motiva as pessoas; e pensamento positivo é a chave para atingir objetivos na vida são substituídas por: a forma como você usa o seu dinheiro é mais importante do que quanto você ganha; o poder do reconhecimento acontece de forma inversa ao que a maioria das pessoas acredita e pensar positivo, por incrível que pareça, reduz suas chances de atingir objetivos.