quinta-feira , novembro 14 2019
Home / Destaque / Deam registra aumento de medidas protetivas e de inquéritos

Deam registra aumento de medidas protetivas e de inquéritos

A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Periperi registrou um aumento no índice de Medidas Protetivas solicitadas, inquéritos instaurados e também remetidos à justiça. Além de ações operacionais, a unidade também desenvolve continuamente projetos educacionais para agressores, a fim de reduzir os índices de violência de gênero.


Entre janeiro e outubro 1.072 Medidas Protetivas foram solicitadas pela unidade. O crescimento foi de mais de 38,4%. No mesmo período também foram instaurados mais de 29% de novos inquéritos, atingindo a marca de 1.690. “Também enviamos para apreciação judicial mais de dois mil inquéritos”, revelou a titular da unidade, delegada Simone Moutinho.


Além das atividades que visam a coibir os delitos contra às mulheres, a unidade também realiza continuamente projetos que informam às vítimas a respeito da rede de proteção e buscam educar os agressores para romper o ciclo. “O ‘Maria no Bairro’ capacita líderes comunitários para que estes atuem como multiplicadores para alertar sobre o ciclo da violência. Já no ‘Projeto Abraço’, os agressores autuados em flagrante e em liberdade provisória são atendidos por um assistente social e um psicólogo convidado”, conta a delegada.


A unidade especializada da Polícia Civil também realiza um Planejamento Operacional Padronizado (POP), visando a dar maior celeridade e eficácia no atendimento às vítimas.