terça-feira , agosto 20 2019
Home / Cidade / Monitores vão realizar trabalho educativo no trânsito de Feira de Santana

Monitores vão realizar trabalho educativo no trânsito de Feira de Santana

Com o objetivo de promover maior segurança e prestar educação no trânsito, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito, passa a contar a partir desta segunda feira, 12, com o apoio de cerca de 25 monitores que farão um trabalho de colaboração para a educação no trânsito, transformando comportamentos e desenvolvendo valores e atitudes que promovam um trânsito mais humano e cidadão.

O projeto e os monitores foram apresentados durante a força tarefa realizada pela Prefeitura Municipal na Praça do Povo, localizada no bairro Parque  Ipê, com a presença do Prefeito Colbert Martins Filho e de todos os secretários municipais.

De acordo com o superintendente municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, a iniciativa, que já acontece em várias cidades do Brasil, tem relação com o compromisso dos municípios em reverter os recursos oriundos das multas em ações que visem melhorar e aprimorar os bons hábitos de educação no trânsito, para diminuir os índices de infrações e acidentes.

“Somente entre 2010 e 2017, Feira de Santana teve um crescimento de sua frota de veículos de 78%, como também vem expandindo a ocupação do seu território. Este trabalho vem a colaborar com ações extensivas realizadas pela SMT através dos agentes de trânsito, necessárias em toda a cidade”, observa.

O superintendente também explica que os monitores vão incentivar condutores e pedestres a agir com cidadania, dando suporte ao trabalho do Agente, que organiza e fiscaliza as regras do trânsito. “É importante esclarecer que os monitores não irão multar ou notificar, farão  exclusivamente um trabalho preventivo e de conscientização sobre as regras de trânsito. Isso vai aproximar a SMT cada vez mais da população, agindo em conjunto por um trânsito mais seguro e humanizado”, afirma Maurício.

O prefeito Colbert Martins Filho enfatizou a importância da segurança e proteção ao cidadão no trânsito, como parte do trabalho de educação neste segmento desenvolvido pela Prefeitura. “Essa é mais uma ação educativa do nosso sistema de trânsito. Uma demonstração clara de que a nossa prioridade é proporcionar segurança e proteção ao cidadão no trânsito da nossa cidade. Este trabalho dos monitores será complementar ao dos agentes e será feito para a prevenção. Quando ela acontece e ainda assim as pessoas desobedecem as leis, haverá a fiscalização, tudo em prol da segurança cada vez maior em nosso trânsito”, afirma.

A população vai contar com o trabalho dos monitores em diversas faixas de pedestre da cidade, bem como em frente às escolas públicas com maior movimento em horário de pico do trânsito e em outras ações e eventos que versem sobre educação de trânsito, dando suporte também aos programas Via Livre – educação para seguir, Rua Viva, Feiras livres, dentre outros.