Cerca de 1.600 voluntários já se inscreveram para ocuparem as funções de mesários nas eleições de outubro, em Feira de Santana. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), aproximadamente 4.900 eleitores devem ser convocados no município até o fim do prazo para inscrição, que ocorre cerca de 60 dias antes do pleito.
De acordo com o TRE, as inscrições continuam abertas no site do órgão para que os eleitores interessados em trabalhar voluntariamente nas eleições o façam a qualquer tempo, através do link mesario.tre-ba.jus.br
O cadastro também pode ser realizado pelo aplicativo E-título, disponível para Android e IOS, ou pessoalmente no cartório eleitoral.
Segundo o chefe da zona 156, Danilo Pereira, ao Folha do Estado, para esta eleição, serão preferencialmente convocados os voluntários inscritos até 60 dias antes da eleição. O mesário poderá ser convocado preferencialmente pelo Whatsapp, mas a convocação também poderá chegar por e-mail ou por carta, e, ainda pessoalmente, por oficial de justiça ou no Cartório Eleitoral.
Após receber a convocação por WhatsApp ou por e-mail, o mesário deve entrar no site do mesário para impressão da carta de convocação.
Benefícios
A pessoa convocada para o serviço de mesário tem direito a auxílio-alimentação fornecido no dia do pleito e dispensa do serviço pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições.
Além disso, a participação como mesário também serve de critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital, e como atividade complementar para os estudantes de graduação, nas instituições de ensino conveniadas com o TRE.
"A Uesc, por exemplo, reconhece o trabalho do mesário e, dependendo da quantidade de eleições que ele trabalhar, pode chegar até 60 (sessenta) horas de carga horária extracurricular", explicou Danilo Pereira.
Requisitos:
- Policiais e demais autoridades
Mín. 21° Máx. 36°