Em um novo capítulo de escândalos envolvendo manipulação de pesquisas eleitorais, a empresa Nacional Pesquisas Ltda, recentemente fundada em 28 de julho de 2024, está sob suspeita de manipular dados em Glória e Paulo Afonso, na Bahia. A situação exige uma resposta firme da Justiça Eleitoral e da Polícia Federal para garantir a integridade do processo democrático.
A manipulação de pesquisas eleitorais é uma prática que compromete a transparência e a confiança no sistema eleitoral. Em Glória e Paulo Afonso, a discrepância entre os dados coletados pela Nacional Pesquisas e os números oficiais de eleitores divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2020 levanta sérias dúvidas sobre a veracidade dos resultados apresentados.
A Nacional Pesquisas Ltda, com sede em Rosário do Catete, Sergipe, uma cidade de apenas 9.255 habitantes, foi constituída há pouco mais de dois meses. A empresa está localizada na Rua Cecilio Felizola, nº 113, e tem como sócio Francisco Sergio Matos Tavares. O responsável estatístico pela pesquisa é Oscar Felipe Brandão, cujo registro no Conselho Regional de Estatística (CONRE) é 9337.
A pesquisa eleitoral em questão, registrada sob o número BA-09056/2024, foi realizada entre os dias 4 e 5 de setembro de 2024, com um custo de R$ 7.000,00. Foram entrevistadas 660 pessoas para os cargos de prefeito chama atenção que 236 foram ouvidas apenas no bairro Alves de Souza em Paulo Afonso. A divulgação dos resultados ocorreu em 5 de outubro de 2024. As 21.29hs os dados do TSE sobre o assunto estão indisponiveis.