As ruas de Candeias foram enfeitadas de rosa na manhã desta quinta-feira, dia 31, com a caminhada das mulheres pelo “Outubro Rosa”. Enfermeiras, técnicas de enfermagem e agentes de saúde percorreram as principais vias da cidade, levando animação, conscientização e a mensagem principal: a prevenção contra o câncer de mama e do colo do útero.
O secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira, explicou que a caminhada encerrou a campanha do Outubro Rosa, já que a SESAU promoveu atividades alusivas ao tema ao longo de todo o mês na sede e nos distritos. “Mais um ano realizamos uma campanha de sucesso em prol da saúde feminina. No entanto, o trabalho de prevenção continua durante todos os meses do ano, reforçando a mensagem de que o autocuidado e o diagnóstico precoce salvam vidas”, afirmou.
O percurso foi encerrado no Ginásio de Esportes, onde estava sendo realizado um mutirão de saúde para homens e mulheres, marcando também o início da campanha do Novembro Azul, mês voltado à saúde masculina.
Durante a ação, foram oferecidos encaminhamentos para exames de mamografia, ultrassonografia, preventivo ginecológico, consultas focadas na saúde feminina, exames laboratoriais, atendimentos odontológicos, agendamento de exames de PSA e orientações sobre saúde masculina.
Câncer de Mama
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. É também o que apresenta maior mortalidade entre mulheres. No país, é o câncer mais incidente entre mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas no Sul e Sudeste. Para cada ano do triênio 2023-2025, foram estimados 73.610 novos casos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100 mil mulheres.
Mín. 21° Máx. 31°