A construção de uma parceria que pretende melhorar a realidade dos municípios baianos de maior vulnerabilidade social foi formalizada na manhã desta sexta-feira, dia 1º de novembro, entre o Ministério Público da Bahia e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O Projeto de Cooperação Tecnica Internacional (Prodoc) que oficializou a colaboração entre as duas instituições, iniciada em junho deste ano, foi assinado pelo procurador-geral de Justiça Pedro Maia e pelo coordenador de projetos do Pnud na Bahia, Leonel Leal Neto, durante reunião na sede do MPBA, no CAB, em Salvador. A atuação conjunta está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a Agenda 2030 da ONU.
Nos próximos dias 5 e 6, o ‘Raízes’ inicia suas ações de campo na região sudoeste, nos municípios de Caraíbas, Itaju do Colônia, Itarantim e Maiquinique, os quatro primeiros dos 20 municípios que serão contemplados no projeto, cuja meta é reverter, pelo menos um dos indicadores sociais mais fragilizados em cada município dentro do prazo de um ano.
“Esse é um caminho necessário para que nossa instituição possa cumprir sua missão, prestando serviços cada vez melhores à população. A parceria com o Pnud é um marco divisor de águas para o MP da Bahia. A sociedade tem pressa em ver resultados de melhorias sociais concretas e o MP baiano tem pressa para atender a este anseio. Buscamos justiça social e a construção permanente de cidadania para nosso povo”, afirmou o procurador-geral de Justiça Pedro Maia.
Segundo a patrocinadora do ‘Raízes da Cidadania’, promotora de Justiça Patrícia Medrado, que coordena a Gestão Estratégica do MPBA, a parceria com o Pnud busca uma atuação ministerial baseada em evidências, que, a partir dos indicadores sociais, vai se tornar mais preventiva e assertiva. “Queremos prever demandas de maneira sistemática e orquestrada, junto com as demais instituições do Sistema de Justiça e da Administração Pública, para promover alcance e impacto social cada vez maiores das ações do Ministério Público em favor da população”, afirmou. O ‘Raízes’ foi lançado em 13 de junho de 2024, quando foi assinado o memorando de entendimento entre o MP e o Pnud.
Participaram também da reunião os coordenadores das áreas dos Direitos Humanos, Criança e Adolescente, Saúde, Educação e Meio Ambiente, respectivamente os promotores de Justiça Rogério Queiroz, Ana Emanuela Rossi, Rocío Matos, Adriano Marques e Augusto Queiroz; o chefe de Gabinete, promotor de Justiça Fabrício Patury; o superintendente administrativo André Ribeiro; as auxiliares de projeto do Pnud Gabriel Silva e Vanessa Jesus; e o assessor de Gabinete do PGJ Celso Fernandes Santanna.