Higiene e qualidade são dois pontos essenciais para a comercialização de alimentos de preparação rápida, sejam eles manipulados em casa, em restaurantes ou outros estabelecimentos públicos.
Um dos grandes vilões desse tipo de alimento é o “botulismo”, doença causada pela ingestão de alimentos contaminados. Sua toxina é uma das mais potentes que se conhece e nos casos mais graves, a morte ocorre no período de três a cinco dias.
Uma menina de apenas 2 anos morreu após ingerir um prato tipicamente colombiano chamado salchipapa, que consiste na junção de salsichas e batatas fritas. Os pais da criança também passaram mal e estão internados em estado grave. O caso ocorreu em La Guajira, na Colômbia, no último domingo (24).
Antonella Beleño Guerra e os pais, identificados como Álvaro Beleño, 34, e Lilibeth Guerra, 24, foram internados com forte desconforto depois de terem ingerido os alimentos possivelmente estragados.
A menina teria chegado com vida ao hospital, mas morreu pouco após receber atendimento da equipe médica. Embora os médicos tenham confirmado sinais de intoxicação nos três pacientes, o resultado definitivo para apurar as causas da morte ainda são aguardados. As autoridades também avaliam a situação para determinar se a intoxicação está diretamente relacionada ao consumo dos alimentos mencionados ou outras causas