O mês de novembro é conhecido pela Black Friday, onde lojas de vários segmentos liberam grandes promoções a fim de atrair mais consumidores. Levando o preço baixo em consideração, muitas pessoas optam por esperar até novembro para garantir a tão sonhada geladeira, por exemplo.
O comércio em Feira de Santana está fervilhando com os descontos, que variam de 40% a 80%. É possível encontrar roupas, produtos de autocuidado e eletrodomésticos por preços que cabem no bolso do consumidor.
A estimativa é que, este ano, em todo o Brasil, a Black Friday movimente cerca de R$ 5,22 bilhões em vendas, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Mas é preciso redobrar os cuidados para não cair em golpes, sejam eles em lojas físicas ou virtuais. De acordo com o Governo do Estado da Bahia, o Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) já está em ação, fiscalizando lojas para prevenir preços abusivos e propagandas enganosas.
Aqui estão algumas dicas da Senacom para que os consumidores possam aproveitar as promoções sem maiores dores de cabeça:
• Verificar a reputação da loja, especialmente em sites de reclamação e nos canais oficiais de consumidores.
• Comparar os preços com antecedência para avaliar se os descontos oferecidos são reais.
• Desconfiar de promoções exageradas e ofertas que parecem boas demais para ser verdade.
• Preferir fazer compras em sites e estabelecimentos conhecidos e com boa reputação.
• Ler atentamente as políticas de devolução e de reembolso antes de confirmar a compra.
Com essas dicas, você pode aproveitar a Black Friday de maneira mais tranquila, mas é importante lembrar que, mesmo com tantos alertas, é necessário que o consumidor se paute para realizar compras conscientes.