A Prefeitura de Feira de Santana deve investigar as recorrentes queimadas que acontecem no entorno da Lagoa do Prato Raso, no bairro Queimadinha. A recomendação é do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), que alerta a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a ocorrência de possíveis crimes ambientais, visto que se trata de uma área de preservação.
Ao discursar na Câmara, o parlamentar também chamou atenção para os impactos negativos na qualidade do ar e o agravamento de problemas respiratórios entre os moradores da região: “pessoas já tiveram que deixar as suas casas porque não conseguem cumprir um requisito básico para a vida, que é respirar”.
Apesar de estar localizada em região próxima ao centro de Feira de Santana, Jhonatas Monteiro diz que a Lagoa do Prato Raso é “negligenciada pelo Poder Público Municipal”. Sem a devida atenção, a área corre o risco de ser apropriada por pessoas e organizações com diversos interesses, que põem em risco a preservação do local, alerta.
Para o vereador, a ocorrência das queimadas é um sinal deste uso indevido, no entanto, “até o momento, a Prefeitura não tomou nem uma nota, quiçá resolver ou apurar o0 problema”. Por isso, ele pede que a Secretaria de Meio Ambiente envie funcionários à localidade para dialogar com os moradores e investigar a ação. “É uma situação inadmissível”, exclamou.