Quarta, 22 de Janeiro de 2025
23°C 35°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

Operação Juramento de Hipócrates Desmonta Esquema de Fraudes em Planos de Saúde

Mandados de Busca e Apreensão Cumpridos em Salvador, Vitória da Conquista e Condeúba

Por: Cledson Santana Fonte: ASCOM-MPBA
10/12/2024 às 13h35
Operação Juramento de Hipócrates Desmonta Esquema de Fraudes em Planos de Saúde
Foto divulgação/ASCOM-MPBA

Na manhã desta terça-feira, dia 10, o Ministério Público da Bahia (MPBA) deflagrou a 'Operação Juramento de Hipócrates', visando desarticular um esquema de fraudes em pedidos de reembolso de serviços laboratoriais e consultas médicas apresentados a uma operadora de saúde.

Ação Policial e Investigação

Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços residenciais e comerciais de quatro investigados pelo MPBA, nas cidades de Salvador, Vitória da Conquista e Condeúba. A operação foi conduzida pela 4ª Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), com apoio da Polícia Militar.

Materiais Apreendidos

Durante a operação, foram apreendidos documentos, computadores, agendas, contratos, notas fiscais, comprovantes bancários e dispositivos eletrônicos que podem conter provas dos crimes. Os alvos são investigados por estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso e associação criminosa.

Esquema de Fraude

Os pedidos de reembolso fraudulentos ocorriam quando segurados optavam por realizar consultas e exames médicos com profissionais e clínicas fora da rede credenciada. As investigações, iniciadas em maio de 2023 após denúncia da operadora, apontaram irregularidades nos pedidos de reembolso feitos entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023. As notas fiscais e comprovantes bancários apresentados eram de uma empresa fictícia, e as requisições médicas continham informações falsas sobre os pacientes.

A 'Operação Juramento de Hipócrates' evidencia a importância da vigilância e do combate às fraudes no sistema de saúde, protegendo tanto as operadoras quanto os segurados de esquemas criminosos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias