A Micareta de Feira 2025, que será realizada de 1º a 4 de maio, contará com o Plantão Integrado dos Direitos Humanos. As ações preventivas para combater violações de direitos humanos em eventos populares da Bahia foram apresentadas na sexta-feira (21) aos órgãos que compõem a rede de proteção de Feira de Santana, a Princesinha do Sertão. O encontro de alinhamento foi conduzido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH).
Pelo terceiro ano consecutivo, a SJDH garantirá na Micareta a maior estratégia de proteção aos direitos de grupos vulneráveis do estado. Coordenado pela SJDH em parceria com a ONG Pontos Diversos, o projeto atua para que todas as pessoas possam aproveitar os eventos populares, como Carnaval, Micareta de Feira, São João e outras manifestações culturais, sem discriminação e com respeito à diversidade. O Plantão Integrado oferecerá suporte a crianças e adolescentes, pessoas idosas, mulheres, população LGBTQIAPN+, pessoas negras, pessoas com deficiência, catadores/as de recicláveis, vítimas de trabalho indigno e escravo, entre outros grupos vulneráveis.
"As violações de direitos ainda são vistas como algo naturalizado, e o que propomos é um caminho diferente. O Plantão Integrado na Micareta reforça a presença da rede de proteção e a necessidade de um olhar mais amplo para os segmentos vulneráveis. Nosso objetivo é garantir que todas as pessoas que queiram participar da festa possam usufruir desse espaço com dignidade, sabendo que têm direitos e que serão respeitadas", destacou Trícia Calmon, superintendente da SUDH.