Após 38 dias de internação, o Papa Francisco deixou o hospital Gemelli, em Roma, na manhã deste domingo (23). Durante a oração do Angelus, o pontífice, de 88 anos, fez sua primeira aparição pública desde que foi internado, em 14 de fevereiro. Sorridente, ele agradeceu o apoio recebido e disse: "Obrigado a todos".
Do alto da sacada do quinto andar do hospital, Francisco abençoou os fiéis reunidos no local. Em um momento de descontração, ele reconheceu uma amiga que sempre participa das celebrações e sorriu para ela.
Em seguida, o pontífice deixou o hospital rumo à Casa Santa Marta, hotel do Vaticano onde reside, em uma suíte de dois quartos no segundo andar. A expectativa é que ele reduza gradativamente a dependência de assistência respiratória à medida que seus pulmões se recuperam. Durante esse período, Francisco terá acesso a oxigênio suplementar e cuidados médicos 24 horas por dia, conforme necessário.
No sábado (22), o diretor médico do hospital Gemelli, Sergio Alfieri, anunciou que o papa receberia alta após quase 40 dias de internação devido a uma grave pneumonia em ambos os pulmões.
Segundo Alfieri, Francisco precisará de pelo menos dois meses de descanso e reabilitação, enquanto continua a recuperação no Vaticano.