O Bahia levou a melhor no clássico Ba-Vi disputado neste domingo(18), pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro e venceu o Vitória por 2 a 1, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Com o resultado, o Tricolor de Aço chega aos 15 pontos e entra pela primeira vez no G-6 da competição, grupo que garante vaga na próxima edição da Libertadores.
Em um jogo de grande rivalidade, o Bahia teve um jogador expulso logo aos dois minutos do primeiro tempo. O volante Jean Lucas agrediu o meia Baralhas do Vitória com um soco nas costas depois de uma disputa de bola. O árbitro Ramon Abate Abel foi chamado pelo VAR e expulsou o atleta. Mesmo com um homem a menos em campo, o tricolor mostrou superioridade no primeiro tempo e teve 52% de posse de bola, contra 48% do Leão da Barra.
O primeiro gol saiu ainda na primeira etapa, aos 22 minutos, Erick Pulga aproveitou um cruzamento perfeito de Caio Alexandre e balançou as redes rubro-negras, o atacante se antecipou ao lateral Claudinho e cabeceou sem chances para Lucas Arcanjo.
Na segunda etapa o Vitória melhorou em campo e aos oito minutos empatou com Renato Kayzer, na bola levantada na área por Osvaldo em cobrança de falta. Antes disso o Rubro-negro teve uma bola na trave na cabeçada de Lucas Halter.
Mas, a tarde era mesmo do Bahia, depois de um bate-rebate na área do Vitória, Michel Araújo, que veio do banco de reservas, fez o gol que deu o triunfo ao Esquadrão de Aço no clássico 503 da história. A equipe de Rogério Ceni ocupa agora a sexta colocação no Campeonato Brasileiro com quinze pontos.
Já o Leão da Barra, além de perder a invencibilidade, segue próximo da zona de rebaixamento com nove pontos. É o primeiro time fora do Z-4
A vitória tem peso simbólico para o Bahia, que encerra uma série de três partidas sem vencer e agora tenta embalar na competição.
A torcida tricolor celebra não apenas a vitória sobre o maior rival, mas também a boa fase que reacende a esperança por uma boa campanha no Brasileirão.
Na próxima quarta-feira, o Bahia enfrenta o Paysandu, em Salvador, pela Copa do Brasil, enquanto o Vitória tenta se recuperar contra o Santos em casa domingo que vem, às 18:30
Classificação atualizada do G-6:
Palmeiras – 22 pts
Flamengo -- 18 pts
Cruzeiro – 17 pts
Bragantino – 17 pts
Ceará – 15 pts
Bahia – 15 pts