Começou na última sexta-feira (6) o São João do Centro Histórico de Salvador, que segue até o dia 18 de junho com uma programação gratuita e diversificada. Sempre das 17h às 22h, o evento ocupa a Rua Chile e a Praça Municipal com música, gastronomia, dança, brincadeiras e celebrações da cultura popular.
No segundo dia da festa, a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, destacou o ambiente acolhedor e familiar proporcionado pelo evento. “O clima está muito especial, com famílias reunidas, idosos, crianças dançando, assistindo às quadrilhas. É uma oportunidade de reencontro com o Centro Histórico e com a nossa cultura. Está com aquele ‘climinha de interior’ no coração da capital. Quem ainda não veio, precisa vir sentir essa energia”, afirmou.
Intitulado "Arraiá da Prefs", o evento tem como proposta fortalecer o sentimento de pertencimento e promover o encontro entre moradores, turistas e artistas, tudo em um espaço marcado pelo afeto e pelas tradições juninas. A programação valoriza manifestações culturais como o forró, o samba junino, as quadrilhas, o artesanato e a culinária típica.
Entre os principais atrativos estão:
Cortejo Junino com mais de 200 artistas em desfiles performáticos pelas ruas do Centro Histórico;
Palco Coreto do Forró, com trios nordestinos e bailes dançantes;
Arena Arromba Chão, que recebe quadrilhas, samba junino e aulas de forró;
Barracas com comidas típicas;
Espaço infantil com fazendinha cenográfica;
Áreas instagramáveis, decoradas para fotos e interações.
A iluminação especial, que encantou o público no período natalino, também está presente no São João. De acordo com Ângelo Magalhães, diretor de Iluminação da cidade, o objetivo é repetir o sucesso visual da decoração de fim de ano. “Queremos que o Arraiá da Prefs tenha o mesmo brilho e emoção. Trouxemos a magia das luzes para criar uma atmosfera envolvente, que celebre a identidade de Salvador e acolha moradores e visitantes”, disse.