O prefeito de Andaraí e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Paes Cardoso (PSB), fez uma análise do cenário político baiano e nacional, destacando sua visão sobre as próximas eleições. Em conversa recente, Cardoso elogiou o trabalho do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Ele também projetou os caminhos para a eleição ao Senado em 2026, indicando um provável consenso entre os líderes da base governista. Além disso, o presidente da UPB comentou sua amizade com o senador Jaques Wagner (PT) e avaliou a gestão do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil).
Questionado sobre o desempenho de Rui Costa no Governo Lula 3, Wilson Cardoso não poupou elogios, classificando a atuação do ministro como um "orgulho para a Bahia". O presidente da UPB relembrou o período em que Costa foi governador (2015-2023), ressaltando os investimentos em todos os 417 municípios baianos.
"Iniciada no Governo Wagner (2007 a 2015), foi a gestão de Rui Costa que se destacou por ampliar a atuação dos consórcios públicos multifinalitários e por instituir os Consórcios Regionais de Saúde, iniciativa que viabilizou a implantação das Policlínicas Regionais de Saúde, atualmente em número superior a vinte. Essa política resultou em uma dinâmica administrativa mais eficiente, com redução de custos para as gestões municipais, com ampliação dos serviços oferecidos à população. Esse trabalho está tendo continuidade sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, que tem mantido o compromisso com o fortalecimento da regionalização da saúde e da gestão consorciada”, detalhou Wilson Cardoso.
Sobre o papel de Rui Costa no governo federal, o presidente da UPB enfatizou a importância do ministro para a estabilidade da gestão. "Ele dá tranquilidade ao presidente Lula", afirmou Cardoso, descrevendo Costa como uma figura centralizadora, que analisa todos os documentos antes da sanção presidencial. Segundo ele, a relação de Rui Costa com os prefeitos baianos continua forte, e há um reconhecimento generalizado pelo trabalho que ele realizou no estado.