EMBASA - GOVERNO DO ESTADO
Saúde

Saiba quais são os 8 alimentos mais viciantes

"Na rotina alimentar, evite-os ao máximo e controle o consumo" Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/alimentos-viciantes/ Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

07/12/2019 07h06
Por: Redação

"No livro-reportagem “Sal, Açúcar, Gordura” (Intrínseca), investigação do jornalista norte-americano Michael Moss sobre a indústria alimentícia, há algo em comum entre os executivos das grandes empresas de produtos ultraprocessados: nenhum deles come o que é produzido e vendido pela companhia.""Segundo a nutricionista da Paraná Clínicas, Fernanda Gularte, produtos ultraprocessados com excesso de sal, açúcar e gordura, como refrigerantes, salgadinhos de pacote e chocolates cujo principal ingrediente é o açúcar, podem, sim, ser potenciais viciantes.""“Existe uma grande discussão sobre considerar o alimento como viciante ou não. Quando falamos em vício pensamos em patologias. Mas alguns nutrientes causam sensação de bem-estar com a liberação de dopamina e serotonina. Quando as pessoas se dizem chocólatras, por exemplo, é porque o chocolate libera serotonina, e o cérebro liga isso ao alimento. Então, é um comportamento que vira hábito”." "Necessidade de ter o alimento sempre presente na rotina alimentar, quantidade consumida, sinais físicos (como ficar bem e feliz só depois de comer chocolate, ou ter desconfortos como dor de cabeça), ou ficar procurando algo doce desesperadamente são sinais de alerta, diz Fernanda. “Isso caracteriza um vício”. "Apesar de o consumo de refrigerantes no Brasil ter caído mais de 50% nos últimos 10 anos (dados do Ministério da Saúde), a bebida hiper açucarada (uma latinha pode conter até nove colheres de açúcar refinado) ainda é um problema para muita gente. Quem está nesse grupo não deve deixar de tomar de um dia para o outro, fala Fernanda.

“Tem uma questão clara de que a restrição gera compulsão. Quando um paciente tem problemas com refrigerante eu vou reduzindo aos poucos. Se toma dois litros por dia, diminui 500 ml na primeira semana e assim por diante, enquanto inclui alimentos que vão gerar saciedade. Isso desbloqueia as papilas gustativas e aos poucos a pessoa acha a bebida doce demais”."

Veja quais são os "alimentos com potencial viciante ao paladar. Na rotina alimentar, evite-os ao máximo e controle o consumo:

 

– Refrigerantes

– Bebidas açucaradas em geral (como sucos de caixinha)

– Bolachas recheadas

– Barrinhas de cereal que trazem na composição substâncias como xarope de glicose

– Salgadinhos de pacote

– Balas

– Frituras

– Lanches como hambúrguer"

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Feira de Santana - BA
Atualizado às 09h38
27°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 18°
28°

Sensação

13.5 km/h

Vento

61.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
Zap
Municípios
vagas
Últimas notícias
Mais lidas