Quinta, 04 de Junho de 2020 07:59
75 99157-0203
Tecnologia Caverna subterrânea

NASA descobre caverna subterrânea em Marte

A agência estima que o local tenha cerca de 20 metros de profundidade, segundo o ângulo interno da sombra que aparece nas imagens capturadas

07/03/2020 10h20
Por: Redação
NASA descobre caverna subterrânea em Marte

A NASA divulgou esta semana um buraco descoberto por acaso em Marte. Capturado em 2011 pela HiRISE, câmera de bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), o buraco parece ser uma espécie de entrada para uma caverna subterrânea.

Localizado nas proximidades do vulcão Pavonis Mons, o buraco tem aproximadamente 35 metros de diâmetro, de acordo com as análises feitas por pesquisadores. A agência estima que o local tenha cerca de 20 metros de profundidade, segundo o ângulo interno da sombra que aparece nas imagens capturadas.

Buracos como esse são de grande interesse de pesquisadores, uma vez que seu interior oferece certa proteção contra a vida hostil na superfície do Planeta Vermelho. Dessa forma, esses locais podem ser bons candidatos para abrigar vida marciana que, em seu interior, conseguiriam se manter longe das fortes radiações solares.

Por esse motivo, esses locais são ideais para servirem de apoio em expedições humanas. Por exemplo, astronautas poderiam utilizar esses buracos para construir abrigos subterrâneos. Segundo a agência, essa região deve receber missões de exploração no futuro com o objetivo de procurar por sinais de vida marciana.

No segundo semestre deste ano, a agência enviará a sonda Mars 2020 para o Planeta Vermelho à procura de bioassinaturas onde teria sido o delta de um rio. Essa sonda ainda será equipada com uma máquina de perfuração para fazer buscas e análises no subsolo marciano. O que achou dessa descoberta? Dê a sua opinião nos comentários!

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA